Cidadeverde.com

Comitê de Mobilização Comunitária atua para controlar avanço da dengue

Imprimir

A prefeitura de Teresina instituiu um comitê para a atuar no combate a dengue. De janeiro a dia 23 de abril de 2015 foram registrados 1.464 casos suspeitos na capital. As medidas a serem implementadas visam mobilizar e conscientizar a sociedade para a manutenção dos ambientes domésticos livres de potenciais criadouros do vetor, como também instituições públicas e privadas.

“Precisamos unir forças para controlar e eliminar a doença. Comunicar e educar são as nossas principais armas. Essa é a principal função do Comitê de Mobilização Comunitária, integrar os diversos órgãos envolvidos e a população e desenvolver ações que tornem a comunidade responsável também pela eliminação de focos da doença. O poder público tem o papel de fiscalizar e a sociedade a responsabilidade por sua casa, local de trabalho e escolas”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luciano Nunes.

Nesta sexta-feira (24), membros do Comitê se reuniram no auditório da FMS para discutir as áreas de atuação, baseadas nos indicadores estabelecidos pelo Programa Nacional de Controle da Dengue.

“Queremos que a população seja nossa parceira no combate à dengue. A maior dificuldade que temos é na mudança de atitude das pessoas, sendo que a maior incidência de focos da doença é em residências domiciliares. A saúde é um direito e como direito o poder público não pode fazer tudo sozinho. A implantação do Comitê da dengue visa justamente o envolvimento de diversos atores, formando assim uma verdadeira rede de socialização de informações, de educação e de combate à Dengue”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.


Finalidades do Comitê de Mobilização Comunitária

-Elaboração de programas permanentes, uma vez que não existe qualquer evidência técnica de que a erradicação do mosquito seja possível; 

-Integração das ações de controle da dengue na atenção básica, com a mobilização do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e Estratégia Saúde da Família; 

-Utilização de instrumentos legais que facilitem o trabalho do poder público na eliminação de criadouros em imóveis comerciais, casas abandonadas, terrenos baldios; 

-Implementar ações educativas contra a dengue na rede de educação básica, técnica e superior, entre outras ações.

 

O Comitê de Mobilização Comunitária é composto por membros do Conselho Municipal de Saúde, Atenção Básica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Fundação Hospitalar de Teresina, Diretorias das regionais de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Superintendências de Desenvolvimento Urbano, Superintendência de Desenvolvimento Rural, Superintendência de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria Municipal da Juventude e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais