Cidadeverde.com

Comitês acionam Disque Eleições para dúvidas sobre 1ª prestação de contas

Imprimir

Este sábado (02), é o último dia para os partidos políticos, comitês financeiros e candidatos encaminharem à Justiça Eleitoral a primeira prestação de contas parcial. Por conta disso é crescente a procura pelo disque eleições, número disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) para tirar dúvidas sobre o pleito.  

Segundo o coordenador do disque eleições, José Siqueira Filho, somente pela manhã, foram recebidas mais de vinte ligações para esclarecimentos sobre o assunto. " O telefone não para por conta do fim do prazo. A nossa equipe está a disposição dos candidatos até às 19h de hoje para informar tudo sobre esta prestação de contas. O candidato terá acesso a tudo o que diz a lei sobre o assunto", informou. 

A primeira prestação de contas deve conter informações sobre os doadores de campanha e fornecedores, a discriminação dos recursos arrecadados, em dinheiro ou estimáveis em dinheiro, e os gastos realizados até o momento. 

O coordenador acredita que o número de ligações para esclarecimentos durante o período eleitoral deste ano deve superar o da eleição de 2010, quando o TRE recebeu 9.500 ligações.  

Dentre as principais dúvidas apresentadas pelos candidatos estão: o que é permitido e o que proibido fazer durante a campanha, as restrições em relação a propaganda (panfletagem, pintura em muros, plotagem de veículos e cavaletes), arrecadação e o programa eleitoral no rádio e TV. 

O disque eleições também pode ser usado para o eleitor fazer denúncias. Segundo TRE, até hoje, os eleitores que ligam para denunciar tratam, principalmente, de propaganda eleitoral irregular. 

" Quando os eleitores ligam para denunciar irregularidade encaminhamos o caso ao Ministério Público. Para efetuar a denúncia é necessário que o eleitor se identifique, pois estamos recebendo muitas denúncias anônimas", informou a atendente Maria do Socorro do Monte Soares.

O disque eleições está disponível através do telefone 0800 007 9797, das 8h às 19h, e vai até 10 outubro de 2014, estendendo-se até 31 de outubro, caso haja segundo turno. O interessado poderá também enviar sua solicitação de informação através do e-mail [email protected].

Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais