Cidadeverde.com

Companhia gaúcha encena peça Louça Cinderella no Teatro do Boi

Imprimir

Uma reflexão sobre o cotidiano. Este é o foco central do espetáculo “Louça Cinderella”, da Cia. Gente Falante, do Rio Grande do Sul, que será apresentado amanhã (30), no Teatro do Boi, na Zona Norte de Teresina. A exibição faz parte do projeto Palco Giratório do Sesc. A peça será apresentada em duas sessões, às 19h e às 20h.

A peça é uma divertida adaptação poética brasileira, criada, para compartilhar com o público, as delícias de um chá das cinco. Ela narra a história de Cinderella e de uma xícara de louça sem adornos ou valor histórico, que traz em seu interior um conteúdo especial, capaz de curar e esquentar a quem estiver necessitado.

O espetáculo é inspirado na obra Gata Borralheira, dos Irmãos Grimm e de Charles Perraut, escrita no século XIX. Paulo Martins, ator-manipulador, começa a apresentação com as palavras "Ninguém está só para sempre. Valorize os momentos de encontro". Usando uma pequena mesa como palco, ele convida a todos a entrar na fantasia do faz-de-conta ativando a memória de adultos e crianças. Xícaras, bules, louças e outras porcelanas vão servindo de personagens na contação da história. Ao final, todos são servidos com chá de pêssego e deliciosos biscoitos.

O espetáculo "Louça Cinderella" conta com três prêmios no currículo. O texto fala de encontros entre pessoas, diferenças sociais, a importância de valorizar o conteúdo das pessoas além das aparências, das pequenas delicadezas afetivas, sintetizado na metáfora do hábito cordial britânico de oferecer o Chá das Cinco. Há 22 anos, a Cia. Gente Falante pratica o teatro de objetos no Brasil. O gênero já possui tradição na Europa, tendo iniciado em meados da década de 1980, na França, a partir de trabalhos desenvolvidos pela artista Katy Deville. Ele não apresenta uma teoria definida, mas diversas visões cenográficas e teatrais.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais