Cidadeverde.com

Concursados vão ao MP para pedir contratação de 163 agentes e escrivães

Imprimir
  • IMG_9243.jpg Wilson Filho
  • IMG_9236.jpg Wilson Filho
  • IMG_9232.jpg Wilson Filho
  • IMG_9230.jpg Wilson Filho
  • IMG_9228.jpg Wilson Filho
  • IMG_9227.jpg Wilson Filho

Uma comissão formada por cerca de 20 aprovados no concurso da Secretaria de Segurança em 2012 está no Ministério Público Estadual pedindo apoio para que 163 pessoas aprovadas para os cargos de agentes e escrivães de Polícia Civil sejam contratadas pelo governo estadual. 

O grupo afirma que o Estado precisa preencher 798 cargos de agentes de polícia 3ª classe e mais 181 de escrivães. 

O membro da comissão Leandro Madeira Martins informou que o Governo já investiu R$ 1 milhão no curso de formação dos aprovados. “É uma luta solitária. Você tem que lutar pra passar no concurso e depois para ser chamado. Em todos os órgãos que vamos é uma burocracia diferente”, reclama. 

O aprovado Kemmy de Lobão diz que os concursados reivindicam que o Ministério Público faça uma recomendação para que todos sejam contratados. “Há uma defasagem gigantesca de agentes na polícia e a lei nos garante essa contratação mesmo que seja ultrapassado o limite de responsabilidade fiscal”, garante. 

Ele acrescenta que segundo a Lei 144/2014, o policial civil deve se aposentar compulsoriamente ao completar 65 anos. “Com isso, em torno de 61 policiais serão aposentados do quadro do Estado”, calcula. 

Sibelle Sales, que também aguarda ser chamada, ressalta que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite a contratação de servidores nas áreas da Segurança, Educação e Saúde, desde que a vaga seja por aposentadoria ou servidores falecidos. 

O deputado Marden Menezes (PSDB) acompanha o grupo e diz que já existe um parecer favorável do TCE que autoriza a contratação dos concursados da primeira etapa. “Queremos que o acordo com o Governo seja cumprido. O Estado quer chamar os concursados em consonância com o ministério Público para não haver atropelos”, destacou. 

 

Flash de Yala Sena
Redação Carlos Lustosa Filho

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais