Cidadeverde.com

Conheça os 10 alimentos mais saudáveis do mundo

Imprimir

Ter uma alimentação saudável reflete tanto no bom funcionamento do organismo como também na beleza de cabelos, unhas e pele. Por isso, selecionar bem o que entra no cardápio é fundamental para trazer saúde ao corpo. Segundo pesquisadores, existem certos alimentos considerados extremamente saudáveis e incluí-los ao dia a dia pode ser a saída certa para quem quer ter mais qualidade de vida.

1 – Linhaça

A semente da linhaça triturada é rica em ômega 3 e traz enormes benefícios ao corpo humano. “Diversos estudos têm mostrado efeito cardioprotetor da farinha de linhaça, por ser rica em ômega-3, promovendo o aumento do HDL (bom colesterol) e a redução do LDL e triglicérides”, explica Leila Froeder, nutricionista da Clinica Vivid.

2 – Morango

Possuem grande quantidade de flavonoides, antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células. “Evita também o aparecimento de câncer e a oxidação do LDL (colesterol considerado ruim quando em excesso) que pode gerar a ‘placa de ateroma’ ou aterosclerose nas artérias, que causam o infarto e o derrame cerebral”, diz Leila.

3 – Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem, além de dar um toque especial no cardápio, previne doenças. “O azeite tem potente efeito inibidor de radicais livres, da oxidação do LDL e também antitrombótico”, afirma a nutricionista.

4 – Cavala

“Este tipo de peixe possui duas vezes mais ômega-3 do que a sardinha e o salmão, sendo excelente no combate e prevenção das doenças cardiovasculares”, sugere a nutricionista. Ele pode ser acompanhado com um delicioso arroz com feijão fresquinho!

5 – Abóbora

Todos os tipos de abóbora podem ser consumidas sem medo, afinal, além de trazer benefícios ao funcionamento do corpo, produz saciedade. “Elas são ricas em betacaroteno e também em fibras”, comenta Leila.

6 – Suco de uva tinto

É comprovado cientificamente que o consumo moderado de vinho reduz a pressão arterial. “Alguns estudos mostraram que o suco de uva tinto é mais rico em flavonoides do que o vinho tinto, melhorando os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da aterosclerose e reduzindo a pressão arterial”, explica a nutricionista.

7 – Acerola

Assim como as laranjas, a acerola possui elevado teor de vitamina C, prevenindo gripes e resfriados. “Elas são antioxidantes e possuem baixos índices glicêmicos, além de serem pouco calóricas”, comenta a nutricionista.

8 – Castanha-do-Pará

Elas finalizam perfeitamente doces, trazendo um toque especial ao sabor e ainda são benéficas à saúde. “Uma castanha possui a quantidade certa de selênio que necessitamos por dia”, comenta a nutricionista.

9 – Feijão

Tradicional da gastronomia brasileira, o feijão é rico em fibras. “O velho e bom feijão brasileiro é rico em fibras e proteínas vegetais, que promovem saciedade, evitando os excessos alimentares”, diz a nutricionista.

10 – Brócolis

“Além de ser rico em antioxidantes, possui alto teor de vitamina C, vitaminas do complexo B, mantendo assim mesmo após o cozimento, uma boa quantidade destas vitaminas que influem no metabolismo energético e na imunidade”, finaliza Leila.

 

Fonte: Dicas de Mulher

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais