Cidadeverde.com

Consumidores brasileiros levam, em média, 70 dias para quitar dívidas

Imprimir

Os brasileiros evitam passar mais de três meses inadimplentes. Os consumidores levam 70 dias, em média, para quitar as suas dívidas vencidas e não pagas, após serem incluídos na base de inadimplentes.

Segundo o levantamento realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), este prazo não varia muito quando se comparam os setores financeiros (bancos, financeiras e cartões de crédito) e não financeiro (varejo, empresas de telecomunicação, serviços e prestadoras de serviços públicos).

O prazo de pagamento das dívidas em aberto vem recuando nos últimos anos, acompanhando o movimento de queda nos indicadores de inadimplência e de maior cautela do consumidor na administração de suas contas.

O prazo médio que era de 83 dias em 2011 e 2012, anos em que a inadimplência apresentou tendência de alta, recuou em 2013 para 74 dias e 70 dias em 2014.

Para o diretor de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza, a queda do tempo médio para a regularização pode ser uma evidência de progresso quanto à educação financeira do brasileiro. “As diferenças refletem como o consumidor prioriza a regularização das dívidas decorrentes de necessidades mais imediatas e administram as contas de valor mais elevado ou de menor impacto no dia a dia”.

Setores
Os consumidores que ficam inadimplentes com as empresas do setor financeiro ficam mais dias com a restrição (72 dias), enquanto os inadimplentes com empresas do setor não financeiro permanecem no cadastro por 63 dias, na média.

Considerando isoladamente, os inadimplentes pagam mais rapidamente as empresas prestadoras de serviços públicos (utilities) e as empresas de serviços, 42 dias e 60 dias respectivamente. Em contrapartida, na categoria das empresas de telecomunicação os consumidores demoram 162 dias, na média, para regularizar suas pendências.

Fonte: Info Money

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais