Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Precário funcionamento da Junta Comercial prejudica a criação de novas empresas no Estado

        A Junta Comercial do Estado do Piauí (JUCEPI) passa por dificuldades de funcionamento, com problemas de atendimento aos seus usuários (empresários e profissionais contábeis).

                Processos de registros de constituição de empresas não são liberados com a velocidade esperada pelos empresários que pensam em investir em nosso Estado.

                 Em razão disso, empresas estão deixando de se instalar no Piauí por conta da demora no registro de seus atos constitutivos. Profissionais da Contabilidade acompanham com tristeza a lentidão do andamento dos processos de abertura de empresas e de suas alterações contratuais na JUCEPI.

               Com um arquivo sem um efetivo controle e desorganizado, a Junta Comercial chega a exigir cópias de documentos que lá deveriam existir para que possa registrar determinado aditivo. Da mesma forma, a liberação de uma Certidão Simplificada chega a demorar mais de um mês, enquanto em outros Estados esse documento é liberado de forma on-line pela internet.

             Para piorar a situação os funcionários da JUCEPI estão deixando de trabalhar alegando o não recebimento de tickets alimentação, agravando ainda mais o precário funcionamento daquele órgão.

                Entidades ligadas a classe contábil (CRC-PI, Sescon Piauí e Sindicato dos Contabilistas do Estado do Piauí) estão se mobilizando no sentido de procurarem junto ao atual governo ou até mesmo com o que vai assumir em janeiro uma solução para os problemas que afligem aquele órgão.

                 O que era pra ser uma porta de desenvolvimento para um Estado carente de emprego e renda, observa-se um verdadeiro caos, onde processos se acumulam numa burocracia sem precedentes, com colaboradores desmotivados e uma estrutura de funcionamento aquém do que poderíamos esperar de um órgão da importância que a JUCEPI possui.

                 Aguarda-se por parte dos gestores uma imediata decisão, tendo em vista o pleno funcionamento da Junta Comercial para que possa se restabelecer a ordem naquela casa de registro e que empregos sejam criados com o surgimento de novas empresas, fomentando o desenvolvimento necessário ao nosso Piauí.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: