Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Contabilidade, uma profissão em expansão

No dia 22 de setembro foi comemorado o Dia do Contador, data alusiva à criação do primeiro curso de ciências contábeis do Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1945. Nestes 70 anos, a carreira tem sofrido grandes modificações.

A imagem de um profissional atrás de uma mesa, com uma calculadora e muitos papéis não é mais representativa da classe contábil. Como ocorre em todas as profissões, as novas tecnologias e a globalização têm alterado profundamente o exercício da atividade, especialmente nos últimos 20 anos. “O profissional da contabilidade deixou de ser a pessoa que registra fatos passados para ser um consultor estratégico, com visão prospectiva e ampla do mercado”, explica o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho.

Mercado de Trabalho 

A diversidade de campos de atuação do profissional da contabilidade é um atrativo para a atividade, além dos salários. No fim do ano passado uma publicação especializada em carreiras apontou as 42 profissões mais promissoras para 2015. Entre as 12 primeiras, 10 podem ser exercidas por contadores. 

Como protetora da sociedade, a contabilidade desempenha papel central na maior participação e no controle social. “Apresentar as contas públicas de maneira fidedigna e clara contribui para a transparência na relação entre o Estado e o cidadão, e é essa a função do contador”, explica Martonio Coelho.

"Em razão de sua importância no atual cenário econômico, social e eleitoral, a Contabilidade conquistou, merecidamente, uma alta projeção no mercado de trabalho. A nossa profissão contribui de maneira significativa com o engrandecimento da nação, com a transparência na gestão pública e crescimento das empresas", ressalta o Presidente do CRC-PI, Elias Dib Caddah Neto.

 Auditoria Independente

A auditoria Independente é uma das funções exercidas pelos contadores que contribui no controle social e na transparência. São eles que atestam a posição patrimonial, financeira, a capacidade de gerar lucro das empresas, se elas seguem as Normas Brasileiras de Contabilidade e as normas específicas dos setores regulados. Empresas dos setores regulados são as que estão submetidas às normas do Banco Central do Brasil, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Números 

Num universo de 527.896 profissionais da contabilidade (contadores e técnicos), 63% são contadores. Uma tendência dos últimos anos, o aumento daqueles que optam pelo ensino superior contábil acompanha a adesão das mulheres à profissão.

Existem hoje cerca de 1.400 cursos de ciências contábeis em todo o Brasil.

Para obter o registro profissional é preciso ter concluído o curso de ciências contábeis e ter sido aprovado no Exame de Suficiência, prova de certificação da categoria.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais