Cidadeverde.com

Coronel Francisco Prado morre aos 64 anos após lutar contra câncer no fígado

Imprimir

Morreu no ínicio da tarde desta segunda-feira (20), por volta das 15h, o ex-comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Francisco Prado Aguiar, 64 anos. Ele estava internado no Hospital Prontomed após sentir fortes dores no abdômen por volta das 10h. A informação foi confirmada pelo coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, atual comandante da Polícia Militar. 

Francisco Prado lutava contra um câncer no figado. "Nos últimos 4 anos acompanhei o sofrimento dele para tratar o câncer. Nos últimos seis meses, ele ficou bastante debilitado e piorava a cada dia, mesmo com os tratamentos", disse o comandante da PM, Carlos Augusto.

O ex-comandante descobriu o câncer em 2011. No mesmo ano se submeteu a uma cirurgia para a retirada de um tumor. Próximo do ex-comandante, Carlos Augusto afirma que a morte de Francisco Prado, 64 anos, deixa uma lacuna na Polícia Militar. "É uma grande perda para a Polícia Militar. Ele conquistou todo o prestígio e patentes baseados em um trabalho de dedicação. É com muito pesar que a gente sabe de sua partida", disse o comandante da PM, que se encontra no hospital.

O velório vai acontecer na capela da Polícia Militar, no bairro Cristo Rei. A previsão é que o corpo deixe o hospital em uma hora. Francisco Prado será enterrado no povoado Coroatá, na zona rural de Picos, atendendo a um pedido seu. Em Picos, o velório vai acontecer na Câmara Municipal.

Francisco Prado foi o 83º comandante da PM. Assumiu o posto em 2006 no lugar de Edvaldo Marques ficando até 2011. Francisco Prado nasceu em 28 de agosto de 1951, na cidade de Sobral, Ceará, mas morava no Piauí há mais de 40 anos.


Familiares do ex-comandante da PM aguardando liberação do corpo
Fotos: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Ao Cidadeverde.com, o secretário de segurança Fábio Abreu disse que o coronel era uma referência não só para a PM, mas para  todo o Piauí. "Ele era uma referência não só para a Polícia Militar, mas para o Piauí.Perdemos uma referência muito grande. Ele colaborou demais para o nosso estado, principalmente quando foi comandante geral", afirmou.

Já em seu perfil no Facebook, o secretário postou uma foto ao lado de Francisco Prado e elogiou a atuação do oficial nos seus 42 anos de PM. "Quem teve a oportunidade de conhecê-lo de perto sabia que era um oficial calmo, responsável, competente e amigo. Sua morte representa uma enorme perda para amigos, familiares e para toda a sociedade piauiense. Nós nos solidarizamos com todos os seus entes queridos nesse momento de dor, e pedimos ao Deus eterno que console os seus coraçõe", declarou.


Foto postada por Fábio Abreu no Facebook faz homenagem ao ex-comandante da PM

Toda a cúpula da segurança do estado se encontra no Pronto Med prestando apoio à família, principalmente a esposa do ex-comandante, dona Olivete.

Coronel implantou Ronda Cidadão e Rone

Francisco Prado Aguiar ingressou na Polícia Militar em fevereiro de 1976. Trabalhou em Picos onde chegou aspirante e saiu tenente-coronel. No ano de 2004 recebeu a missão do governador Wellington Dias, na época em seu primeiro mandato, de comandar o policiamento da capital.

Entre as realizações do ex-comandante, a implantação do Ronda Cidadão e do Rone (Ronda Ostensiva de Natureza Especial.

 

 

Yala Sena (Flash)
Hérlon Moraes ( Da Redação)
[email protected]

Reveja fotos da despedida do coronel Prado do comando da PM-PI em 2011

  • cel-prado-2011-10.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-9.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-8.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-7.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-4.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-3.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-2.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais