Cidadeverde.com

Corpo do coronel Prado chega a Picos e é velado na Câmara Municipal

Imprimir
  • 7c871e569c633fa1bef8c1a990ad.jpg Assis Santos/ Grande Picos
  • DSC_1808.JPG Tenente-coronel, Wagner Torres, comandante do 4º BPM
    Edson Costa/ Folhaatual
  • DSC_1788.JPG José Neri, ex-prefeito de Picos
    Edson Costa/ Folhaatual
  • DSC_1775.JPG Olívia Rufino, ex-vereadora de Picos e sogra do coronel Prado
    Edson Costa/ Folhaatual
  • DSC_1825_(1).JPG Edson Costa/ Folhaatual

Atualizada às 11h53

Após a  missa de corpo presente-celebrada pelo padre Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho)- o corpo do militar foi transladado para o povoado Coroatá, zona rural de Picos, onde será velado na casa dos familiares e, por volta das 15h30, será sepultado na mesma localidade. 

Durante velório na igreja, autoridades políticas da região prestaram homenagens ao ex-comandante da PM. O ex-prefeito de Picos, José Neri, relembrou a nomeação do coronel Prado no comando de Picos. 

“Estava vindo do município de Bocaina com o então governador Mão Santa e ele me perguntou se eu teria um nome para indicar para o comando de Picos. Não pensei duas vezes e indiquei o nome dele. Imediatamente Mão Santa ligou para o comandante geral da época e ordenou que nomeasse Prado para Picos. E assim começou seu grande trabalho na segurança desta cidade. Posso afirmar que fez um grande trabalho pela segurança de Picos”, destacou.

A ex-vereadora e sogra de Prado, Olívia Rufino, o definiu como um grande homem.

“O militar dos militares. A Polícia Militar de nosso estado foi à vida dele, sempre dedicado ao combate da criminalidade. Posso afirmar que foi um encontro muito feliz entre a minha família e este grande homem. Era um homem amigo, dócil e amável. Era só não pisar no pé dele”, disse a sogra.

Atualizada às 9h23

Após algumas horas sendo velado na Câmara Municipal de Picos, o corpo do ex-comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Francisco Prado, foi levado para a Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, onde acontece a missa de corpo presente. A cerimônia fúnebre é acompanhada por familiares e amigos.

Postada às 8h02

O corpo do ex-comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Francisco Prado, chegou ao munícipio de Picos, por volta das 5h30 desta terça-feira (21). O velório ocorre na Câmara Municipal e o sepultamento está previsto paras as 15h, no povoado Coroatá, zona rural da cidade. 

"Ele passou mais de 20 anos em Picos como comandante e delegado regional. A população tem um respeito muito grande por ele. Ele conquistou a confiança de todos, era bastante querido e toda a cidade está bastante comovida desde que soube da morte dele. Hoje a nossa corporação fica órfão com a perda deste grande homem da segurança pública. Estamos todos tristes com a sua morte", disse o comandante da PM de Picos, tenente-coronel, Wagner Torres. 

Dos quase 40 anos de PM, coronel Prado trabalhou por 26 anos em Picos, cidade escolhida por ele para ser sepultado. Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta terça-feira (21), o atual comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, relembrou a relação afetuosa com o amigo. 

"Ele amava Picos e não queria sair de lá de jeito nenhum. Eu mesmo e sua esposa Olivete tivemos que convecê-lo a sair de lá. Ele conseguiu conquistar todos nós, nos trouxe a obrigação para que os comandantes saíssem dos gabinetes. O coronel Prado sempre me chamava de o filho mais velho e sempre tive a preocupação de saber o que estava achando de minha atuação e ele dizia: Meu filho é desse jeito, vai fazendo", relembra o coronel Carlos Augusto. 

Além das homenagens prestadas após o falecimento, na tarde de ontem (20), o coronel Francisco Prado será homenageado durante solenidade em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil. O ex-comandante da Polícia Militar do Piauí tinha 64 anos e estava internado no Hospital Prontomed após sentir fortes dores no abdômen. Ele lutava contra um câncer no fígado. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

  • cel-prado-2011-10.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-9.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-8.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-7.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-6.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-5.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-4.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-3.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011-2.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
  • cel-prado-2011.jpg Foto: Thiago Amaral/Cidade Verde/2011/Arquivo
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais