Cidadeverde.com

Corregedoria vai propor afastamento de juiz envolvido em corrupção no TJ

Imprimir

A Corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí vai propor o afastamento imediato do juiz cujo processo foi furtado por um ex-servidor na quarta-feira (19). A informação foi confirmada pelo desembagador Sebastião Martins em entrevista ao Notícia da Manhã desta quinta-feira (20). Caso seja confirmado o envolvimento do magistrado no esquema de corrupção, ele pode até mesmo ter determinada a aposentadoria compulsória.

"O principal interessado no sumiço desse processo é o próprio magistrado. Vamos apurar se há relação. O processo é uma reclamação disciplinar contra um juiz de uma Vara Cível aqui de Teresina. Nossa primeira providência será agilizar o processo contra esse magistrado. Vamos concluir o relatório do caso e propor em um tribunal pleno o afastamento imediato desse juiz e apurar com rigor", disse Sebastião Martins.

A medida é resultado da prisão de três pessoas envolvidas em um esquema de roubo de processos na Corregedoria do Tribunal de Justiça. 

Sebastião Martins destaca que a Corregedoria trabalhará para tentar descobrir se outros processos sumiram. O desembargador, porém, fez um alerta. "Hoje todos os processos são digitalizados. Não adianta nenhum advogado tentar furtá-los".

Os três presos, que foram detidos após denúncia de uma prestadora de serviço da Corregedoria, prestaram depoimento na sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO). Ainda na quarta-feira, a Polícia Civil do Piauí divulgou vídeo com imagens do ex-funcionário da Corregedoria pagando propina para prestadora de serviço. As imagens mostram a mulher com um saco de lixo na mão e o ex-servidor desembolsando R$ 500 em troca de um processo administrativo contra o magistrado.

Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais