Cidadeverde.com

Rios Corrente e Paraim podem secar em breve

Analistas da Codevasf constataram a necessidade de medidas urgentes para proteger as nascentes dos rios Corrente e Paraim sob o risco de secarem em breve. Os dados coletados serão utilizados durante o II Seminário de Revitalização da Lagoa de Parnaguá e da Microbacia do Rio Paraim, que ocorre nesta quinta-feira (23), iniciativa da prefeitura de Parnaguá. 


"A degradação tem diversos motivos, a começar pela ausência de proteção das nascentes de ambos os rios, pela destruição da mata ciliar em todo o percurso e pela falta de conscientização dos moradores ribeirinhos, principalmente, os pecuaristas que insistem em desviar o leito do rio", destaca Wellian Moreira dos Santos, engenheira ambiental e analista de Desenvolvimento Sustentável.




O Engenheiro Agrônomo e analista de Desenvolvimento Sustentável, Francélio Pereira de Souza, ressalta que as duas nascentes ficaram fora da área demarcada do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba e que alguns trechos os rios estão completamente sujos. Ele alerta para a necessidade de medidas urgentes pelo poder público.

O superintendente de Meio Ambiente e Recursos Renováveis de Corrente, Jesy Jr., também participará do seminário, onde serão debatidos a preservação e revitalização da microbacia.

"A prefeitura de Corrente tem tomado diversas medidas paliativas no sentido de recuperar o fluxo dos rios. A situação a cada ano se agrava também devido a forte estiagem que assola a região e exige que medidas mais enérgicas sejam tomadas, desde a promoção de ações educativas nas escolas e nas comunidades até a realização de grandes projetos de revitalização. Todo este processo deve ter a participação ativa da comunidade. É impossível que o poder público sozinho consiga a recuperação destes rios”, finaliza Jesy Jr. 


Graciane Sousa
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais