Cidadeverde.com

PRF apreende espingarda e revólver durante busca em Corrente

A Polícia Rodoviária Federal realizou uma apreensão de duas armas de fogo após dar cumprimento a um mandado de busca e apreensão em uma residência no município de Corrente, a 874 km de Teresina.


De acordo com o inspetor Fabrício Loiola, o local aglomerava uma grande quantidade de pessoas, mas nenhum material de campanha, ou que identifique compra de votos, foi localizado no local.

Foram apreendidos uma espingarda de calibre 12 e um revólver de calibre 38, cano longo especial.

Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Uespi de Corrente promove evento sobre modernização da pecuária

De 13 a 16 de outubro a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus de Corrente, promove II Workshop de Modernização da Pecuária – MODERPEC. O evento, que está sendo organizado pelo curso de Zootecnia, tem o objetivo de disseminar o conhecimento técnico na pecuária. 

Durante esta semana, o prefeito Jesualdo Cavalcanti esteve reunido com o professor Hermógenes Almeida de Santana Júnior e com o Secretário de desenvolvimento rural de Corrente, Hélio Paranaguá, para definir a participação da participação da prefeitura no evento.

Para o gestor, a realização do evento é de grande importância, pois além de preparar os profissionais para a utilização de técnicas que favorecem a produção animal, o encontro contribui para difundir os avanços nos sistemas de produção e seus efeitos sobre a cadeia pecuária, principal economia da região.

A colaboração direta da Prefeitura Municipal de Corrente está confirmada. O evento de nível nacional contará com a participação de renomados palestrantes, com presença confirmada do reitor Nouga Cardoso e diversos pró-reitores da Uespi. 







Sai lista de concorrência por vaga do concurso da prefeitura


A Consep- Consultoria e Estudos Pedagógicos, divulgou a lista de concorrência por cargo para o concurso da prefeitura de Corrente que será realizado no dia 19 de outubro. Ao todo foram 2.742 inscritos disputando 172 vagas.

O cargo de Auxiliar de Serviços Gerais obteve o maior número de inscritos, com 893 para 43 vagas. A concorrência é em média de 20,76 candidatos por vaga.

Por outro lado, para o cargo de Psicólogo da secretaria de Educação, não houve inscrição.

Os locais de aplicação das provas também foram divulgados nesta segunda-feira (15). O cartão de confirmação da inscrição, deverá estar disponível no site da empresa organizadora do certame, a partir do dia 13 do próximo mês.




Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Mãe esconde gravidez até o 6º mês e é acusada de abortar e queimar feto

Um feto de seis meses foi encontrado abandonado e queimado em um matagal no Bairro Vermelhão, em Corrente, a 874 km de Teresina. Os restos mortais foram encontrados na manhã de ontem (07) e o caso elucidado pela Polícia Civil após uma denúncia anônima, que identificou a mãe da criança, uma adolescente de apenas 16 anos. 

Terreno baldio fica a cerca de 200 metros da área residencial

"O terreno baldio fica afastado das casas e assim que fomos ao local com o médico legista, recebemos um telefonema anônimo. A pessoa informou que no mesmo bairro onde o feto foi encontrado havia uma menina que estaria grávida e de repente apareceu sem barriga e também sem a criança", explica o Delegado Regional Rodrigo Morais. 


Ao ser interrogada pela Polícia Civil, a adolescente- que já é mãe de uma criança de um ano e meio- confessou que escondeu a gravidez até o 6º mês e teria realizado o aborto após tomar um medicamento, no último dia 04, com medo da reação da família. 

"Ela disse que apesar de esconder a gravidez, estava sendo muito repreendida pela família e amigos próximos e por isso não queria o filho. Ela revelou que tomou o remédio um dia antes de abortar no banheiro de casa, então pegou a menina, enrolou em lençóis e colocou o feto em uma caixa", explica o delegado. 

Feto foi envolto em lençóis e colocado dentro de uma caixa, antes de ser queimado

Rodrigo Morais acrescenta ainda que a jovem negou ter ateado fogo no feto, o que ainda está sendo apurado pela Polícia Civil, assim como a origem do medicamento, que teria sido comprado pelo companheiro da vítima. 

"A venda do remédio é proibida e estamos averiguando onde o pai da criança, um adolescente de 17 anos, teria comprado a medicação. O caso foi elucidado, o que é muito difícil em situações como essas, e será encaminhado ao Ministério Público. A mãe pode ser punida com uma simples advertência à uma internação em Teresina. ", explica Morais. 

Nesta segunda-feira (08), a mãe foi levada ao hospital de Corrente e será submetida a exame de corpo de delito. Apesar de ter confessado o crime, o delegado apura se adolescente teria realizado um aborto ou se teria tido um parto prematuro e matado a criança, crime caracterizado como infanticídio.


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Polícia prende estuprador e suspeito de pistolagem na divisa com a Bahia

Duas pessoas foram presas em operação policial na divisa do Piauí com a Bahia. De acordo com o delegado regional de Corrente Rodrigo Morais, o primeiro preso, identificado como Josemário Ribeiro da Cunha de Corrente é acusado de estuprar mãe e filha em Corrente  e o segundo, identificado apenas como Irailton foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e suspeito de crimes de pistolagem em Parnaguá.


Deflagrada na região nesta quarta-feira (03), a ação faz parte da Operação Brasil Integrado, que engloba toda a região nordeste e no Piauí, envolve a Polícia Rodoviária Federal, Bope, Força Tática, Polícia Civil e Grupo de Repressão ao Crime Organizado.

"No local onde estivemos em Parnaguá, houve um homicídio onde a vítima teve a cabeça arrancada com um tiro de arma calibre 12. Quando chegamos para cumprir o mandado de busca e apreensão havia esse homem armado que é um dos suspeitos de cometer esse crime e o prendemos em flagrante com uma arma de calibre 38", explicou o delegado.

Acusado de estupro

Josemário é acusado de estuprar a enteada em Corrente, foi preso no presídio de Bom Jesus, mas teve concedida sua liberdade provisória. "Quando a mãe da menina descobriu o fato, naturalmente separou-se do acusado. Inconformado com a situação e em liberdade, Josemário foi atrás da mãe da menina, sua ex-mulher, e a estuprou”, contou o delegado.

A Polícia se concentra neste momento no Posto Fiscal que separa as cidades de Corrente, no Piauí e Formosa do Rio Preto na Bahia. 30 homens participam da operação que deve ser concluída no local as 22h de hoje.


Rayldo Pereira
rayldopereira@cidadeverde.com

Polícia prende acusado de estuprar mãe e filha em Corrente

A Polícia Civil prendeu nesta quarta-feira (03) o homem identificado como Josemário Ribeiro da Cunha, acusado de estuprar mãe e filha no município de Corrente, a 874 km de Teresina. A operação contou com policiais da região e o reforço do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).


De acordo com o delegado regional Rodrigo Morais Matos, em 2011 Josemário estuprou a enteada, foi preso no presídio de Bom Jesus, mas teve concedida sua liberdade provisória. "Quando a mãe da menina descobriu o fato, naturalmente separou-se do acusado. Inconformado com a situação e em liberdade, Josemário foi atrás da mãe da menina, sua ex-mulher, e a estuprou”, contou o delegado a um portal local.

A Polícia Civil representou pela prisão preventiva do estuprador. O delegado acrescenta que os casos de estupro estão se tornando recorrentes no município e nesse tipo de crimes é necessário o auxílio de reforço policial.

Josemário Cunha foi preso fazendo compras em uma farmácia na cidade de Corrente. Ele é gari e trabalha em uma empresa terceirizada que presta serviço para a Prefeitura Municipal. 

A pena máxima para estupro de incapaz é de 15 anos e pelo estupro da ex-companheira ele pode pegar até 12 anos. Somando as duas penalidades, Josemário Cunha poderá ser condenado a 27 anos de reclusão. 

O acusado será transferido ainda nesta quarta-feira para o presídio de Bom Jesus.

Rayldo Pereira
Com informações de Portal Corrente
rayldopereira@cidadeverde.com

Ponte desaba e caminhão com 20 toneladas de cascalho cai em rio

Uma ponte de madeira na zona rural do município de Corrente, a 874 km de Teresina, desabou com o peso de um caminhão carregado com aproximadamente 20 toneladas de cascalho. O caso ocorreu na localidade Calumbi e o motorista-que não teve a identidade revelada- saiu ileso. 

                              Fotos: Portalcorrente

O secretário de Urbanismo e Trânsito, Narciso Amaral, acompanhado pelo Controlador Interno do Município, José Aleixo Alves Xavier, estiveram no local nesta terça-feira (02) para avaliar os danos.

Segundo o secretário, a ponte rompeu devido ao peso do caminhão. “Esta ponte não foi construída para suportar o peso de uma caçamba como essa, com mais de 20 toneladas. Além disso, a passagem foi construída há 23 anos e infelizmente a madeira tem uma vida útil muito menor que o concreto, em casos de pontes”, avalia o secretário.



Narciso Amaral destaca ainda que, em 2013, foram realizados reparos na cabeceira da ponte, obras que teriam sido completamente destruídas pelo rio, durante o inverno.

“Na ocasião, reconstruímos totalmente uma das cabeceiras da ponte com concreto. Quanto à parte de madeira, substituímos as que estavam danificadas, porém a estrutura dela não foi reformada, pois não apresentava nenhum dano”, esclareceu.

O Controlador Interno, José Aleixo, ressalta que técnicos estão realizando uma avaliação dos destroços, para construção de uma nova ponte, ainda sem data para ser concluída. 


Graciane Sousa
gracianeosousa@cidadeverde.com
Com informações Portalcorrente

Sanfoneiro agredido com foice vai à delegacia e pede para soltar acusado

Um sanfoneiro foi agredido com golpes de foice na cabeça e no pescoço em um bar no município de Corrente, a 874 km de Teresina. O caso foi registrado há dois dias e o fato curioso é que a própria vítima, identificado como José Carlos Ribeiro da Silva, 39 anos, foi à delegacia e pediu a soltura do acusado.



"O suspeito chegou a desferir dois golpes na vítima, um na cabeça e outro no pescoço. No momento em que iria desferir o terceiro golpe, a Polícia Militar chegou no local e prendeu o acusado em flagrante delito. Não houve motivação para o crime e o suspeito estava sob efeito de bebida alcoólica", disse o delegado Rodrigo Morais. 

Após ser socorrido e submetido ao procedimento de sutura no hospital, o sanfoneiro foi à delegacia, implorar pela liberdade do acusado. O delegado conta que a atitude da vítima surpreendeu até mesmo a polícia. 


"Nunca vi isso. A vítima geralmente pede para liberar o acusado em casos da Lei Maria da Penha. Acredito que o sanfoneiro fez isso por medo, mas mesmo assim nada muda e o acusado será indiciado por tentativa de homicídio", explica o delegado. 

Conhecido como "Valentão da Jacolândia", 35 anos, o acusado já responde pelo crime de roubo e continua preso na 10ª Delegacia Regional em Corrente. A vítima passa bem. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Vagas no Enem 2015 para o curso de Direito podem ser suspensas

A Câmara de Vereadores de Corrente aprovou por unanimidade, requerimento do vereador Edilson de Araújo Nogueira, para reaver a suspensão da oferta do curso de Bacharelado em Direito, nas vagas do Enem/Sisu 2015, no município. A solicitação foi aprovada em sessão ordinária e será enviada ao reitor da Universidade Estadual do Piauí- Uespi, Nouga Cardoso Batista.


“A comunidade de Corrente foi pega de surpresa com a suspensão da oferta do curso de Direito no ano de 2015. Os pais que não possuem condições sociais e que têm a expectativa e o sonho de ver o seu filho cursando Direito, à eles, neste momento, é cerceado o direito à Educação. Os vereadores esperam que a decisão seja repensada”, disse o vereador Edilson de Araújo, líder do governo na Câmara.

A notícia da suspensão da oferta do curso no ano de 2015 gerou revolta e indignação de alunos de todos os cursos do campus, pois há o consenso da importância da graduação para o município. Os estudantes articulam, inclusive, a realziação de protestos e manifestações.

A coordenadora do curso de Direito da Uespi, Nehandeara Nazira Guerra, também se posicionou contra a suspensão da oferta de vagas para o curso.

“Houve uma reunião do Conselho do campus, que contou com a presença de um grande número de professores e acadêmicos do curso de Direito, onde o assunto foi amplamente debatido e o consenso da maioria foi de que a oferta do curso não deveria ser suspensa. Posteriormente apenas fomos informados de que não haveria oferta no ano de 2015”, disse a coordenadora. 

Nehandeara Nazira destaca ainda que problemas estruturais no campus e o déficit no número de professores, em várias áreas, não justificativas para a suspensão.  

“É raro o semestre em que não temos problemas com relação às disciplinas a serem ministradas e o número insuficiente de professores, mas sempre encontramos uma solução. De forma alguma seria esta a justificativa para a suspensão da oferta do curso. Ainda mais agora, que conseguimos trazer a 1ª fase do Exame de Ordem dos Advogados para o município, dada a grande quantidade de bacharelados na região. Temos quatro turmas cheias, com muito poucas vagas sobrando, é o curso com a maior quantidade de acadêmicos do campus”, destacou.


Por outro lado, em entrevista ao Cidadeverde.com, o reitor da Uespi, Nouga Cardoso Batista, explica que a oferta de cursos em todos os campus para o ano de 2015 será discutida apenas em outubro. 

"Não podemos falar em uma decisão que ainda não ocorreu. A oferta do curso de Direito e demais áreas em Corrente e em todos os outros municípios só será decidida no fim no mês de outubro. Porém, de fato, só serão ofertados cursos onde houver uma estrutura mínima pois não adianta chamar os alunos para dentro da Uespi se não tiver professores suficientes e se o Governo do Estado não fizer contratações", explica Nouga Cardoso.



Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Aumenta número de denúncia contra carros com som alto

O número de denúncias de moradores que reclamam do volume de carros de som no município de Corrente, a 874 km de Teresina, tem aumentado nos últimos meses. Segundo o superintendente de Trânsito e sargento da Polícia Militar, Valentin Sales, por fim de semana, são registrados em média cinco denúncias, e a maioria dos casos no município envolvem bares. 


"Com as eleições, o número de casos envolvendo candidatos políticos subiu, mas em Corrente, a grande incidência ainda é em estabelecimentos comerciais e bares. Por fim de semana, tínhamos uma média de duas denúncias e agora este número subiu para cinco", explica o  superintendente de Trânsito e sargento da Polícia Militar, Valentin Sales.

Na semana passada, proprietários de bares e donos de carros de som, motos e paredões participaram de reunião no 7° Batalhão de Polícia Militar de Corrente, para esclarecer pontos da lei municipal n° 448/2009 que regulamenta a circulação de veículos de propagandas e determina horários de transitação.


“A Polícia Militar recebe, diariamente, denúncias sobre abuso no volume do som dos carros e paredões, tirando a tranquilidade das pessoas. Muitas dessas denúncias têm sido encaminhadas ao Ministério Público e o promotor Rômulo Cordão nos enviou um ofício, comunicando o fato e solicitando providências da corporação”, disse o superintendente de Trânsito.

De acordo com a lei municipal, o trânsito de veículos de propaganda comercial é permitido das 8h às 12h e das 14h às 19h, com volume máximo de 50 decibéis, exceto aos domingos e feriados. Já para propaganda eleitoral, a lei autoriza a circulação dos veículos das 8h às 22h. 

“Na reunião esclarecemos todas as regras e leis que regulamentam a prática e esperamos bom senso de todos que estiveram presentes. De qualquer forma, qualquer cidadão que sentir-se incomodado pelo abuso no volume do som de algum veículo, independentemente do horário, a denúncia pode ser feita diretamente ao 190.”, disse o sargento. 

O superintendente de Trânsito acrescenta ainda que todas as denúncias serão apuradas e se constatados a infração, os proprietários estarão sujeitos a apreensão do veículo, multa e Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).


Da Editoria de Cidades
cidades@cidadeverde.com

Posts anteriores