Cidadeverde.com

Corpo preparado para o parto

Existe um movimento lindo para permitir que mais e mais mulheres possam ter o direito ao seu parto normal no Brasil. A partir disso, muitos profissionais tem se dedicado a estudar e aplicar técnicas que proporcionem um parto melhor. Um exemplo disso é a fisioterapia especializada em obstetrícia. 

O acompanhamento desse profissional faz parte do pré-natal e pode se estender ao parto e ao pós-parto também, ajudando a mulher a acompanhar as mudanças que ocorrem no seu corpo.

As técnicas são focadas no preparo da musculatura e orientação para a postura correta da coluna, isso para evitar que ela tenha fortes dores durante o parto. 

A fisioterapeuta Ruth Pires explica que os benefícios se estendem ainda para o controle do peso e da pressão arterial; diminuição do risco de pré-eclampsia e diabetes gestacional; prevenção do inchaço nas pernas; redução e prevenção de dores nas costas; diminuição do risco de parto pré-maturo; melhora da autoestima, ansiedade e humor; prevenção da depressão pós-parto; além do retorno mais rápido da aptidão física.

O profissional faz uma avaliação minuciosa para detectar os problemas e tratá-los através de exercícios terapêuticos de alongamento, fortalecimento, respiração e relaxamento; orientando a gestante em relação à alimentação, postura, amamentação, momento do parto e pós-parto.