Cidadeverde.com

CPI vai pedir dados do HSBC ao governo francês

Imprimir

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC decidiu solicitar ao governo francês o acesso ao acervo de dados relativos às contas de 8.867 brasileiros em Genebra, na Suíça, vazado no escândalo conhecido como Swissleaks.

Após terem o pedido negado pelos jornalistas Fernando Rodrigues, do Portal UOL, e Chico Otávio, do Jornal O Globo, que prestaram depoimento nesta quinta-feira (26) à comissão, os senadores decidiram solicitar os dados aproveitando o acordo de cooperação internacional entre Brasil e França. Eles propuseram um encontro nos próximos dias com o embaixador da França no Brasil.

A senadora Regina Sousa (PT) perguntou ao jornalista Fernando Rodrigues porque o vazamento dos nomes dos correntistas foi feito seletivamente, já que apenas 3% dos nomes foram divulgados. Rodrigues explicou que o critério que os jornalistas utilizam para a divulgação dos dados é o do interesse público unida à relevância jornalística. Segundo ele, os nomes divulgados são de pessoas que tiveram nomes citados em investigações, que têm expressão social, que atuam de maneira pública e vivem da exposição de seus nomes e pessoas que pretendem ser exemplo para a sociedade.

A CPI deve ouvir, na próxima audiência, quarta-feira (1º), às 9h, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Gustavo Rodrigues e o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, que deveria ter vindo na audiência desta quinta (26), mas não pôde.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: HSBCCPI