Cidadeverde.com

Cria lança campanha para conscientização sobre a adoção e o abandono familiar

Imprimir

O Centro de Reiteração Familiar e Incentivo à Doação (Cria) lançará, nesta segunda-feira (25), a campanha “Abandonar é crime: entregar para adoção é um ato de amor”, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, I Vara da Infância e da Juventude de Teresina e a Defensoria Pública do Estado. A ação tem como objetivo de promover a conscientização sobre a importância da entrega legal do filho à adoção.

A solenidade está marcada para as 08 horas, no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), e contará com a presença de autoridades e de pessoas que fazem parte dos grupos de apoio, proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A entrada é gratuita e o evento aberto a toda a sociedade.

Francimélia Nogueira, presidente da entidade, explica que na data de 25 de maio comemora-se o Dia Nacional da Adoção, o que justifica a realização do evento.  “Resolvemos abordar a discussão sobre o abandono familiar e falar sobre os problemas gerados nas crianças e nas próprias mães, que sofrem preconceito por levar seus filhos para adoção. Queremos sensibilizar a sociedade para que as mulheres sejam melhor acolhidas perante o meio social”, comentou.

“Julgo como importante a adoção rápida. Quando a criança é abandonada passa por um processo demorado, pois os abrigos precisam antes descobrir quem são os familiares e os motivos pelos quais levaram ao abandono do filho. Quando ocorre a entrega consciente da criança, ela terá um processo de adoção mais rápido, isso vai facilitar os processos e não causará problemas emocionais na criança”, completou Francimélia, ressaltando que a entrega racional da criança evita problemas afetivos e emocionais, além do prolongamento no processo de adoção pela não desistência legal do poder familiar.

Para Luzinete Lima, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, “a importância da campanha é contribuir para a conscientização da sociedade em relação ao abandono familiar, que atualmente se tornou visível nos meios de comunicação, e o desamparo de crianças pelas famílias. E também fazer uma integração de todas as entidades que trabalham nessas campanhas de conscientização do abandono familiar”.

Sobre o CRIA

O Cria é uma organização não governamental sem fins lucrativos e já possui cinco anos de atuação. A entidade tem como objetivo principal trabalhar em prol da valorização e garantia da convivência familiar de crianças e adolescentes que residem em Teresina.

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais