Cidadeverde.com

Criança surpreende e pede registro de nascimento como presente de Natal

Imprimir

Em meio às centenas de cartas que chegaram ao Papai Noel dos Correios este ano, uma em especial emocionou e surpreendeu a equipe responsável pelo projeto. Uma criança de 6 anos, residente na localidade Vila Nova, no Bairro Pedra Mole, zona leste de Teresina, pediu ao bom velhinho, através de uma carta escrita pela avó materna, seu registro de nascimento como presente de Natal. O sonho do garoto é estudar e sem o documento a escola não permite a matrícula. 

Logo que tomou conhecimento do pedido do garoto, os Correios entraram em contato com o 4ª Conselho Tutelar, responsável pela região. A partir daí, uma verdadeira mobilização foi feita para realizar o sonho da criança. 

“Todo o processo durou três dias. Primeiro visitamos a casa da família, depois fomos à maternidade onde ele nasceu, em seguida aconteceu a audiência com a juíza e, por fim, o cartório”, relata Djan Moreira, coordenador do 4º Conselho Tutelar.

Djan conta que a juíza dos registros públicos, Celina Maria Freitas de Sousa, se emocionou com a carta e determinou que todos os esforços fossem feitos para a aquisição do documento. “A juíza foi de uma sensibilidade incrível. Ela pediu que todos deixassem o que estavam fazendo para dar prioridade ao pedido do garoto”, afirmou, destacando que a carta é um exemplo.

“Fomos surpreendidos e ficamos comovidos. A criança poderia pedir uma bola, uma bicicleta ou material escolar, mas pediu a cidadania. Através do registro é que a pessoa passa a ter seus direitos”, explica o coordenador.

Djan Moreira aproveita o gesto do garoto e pede para que famílias que estejam na mesma situação procurem o Conselho Tutelar. “É um exemplo a ser seguido, mas não só em dezembro. Qualquer pessoa que esteja nessa situação pode procurar ajuda no Conselho Tutelar”, afirma.

A entrega da cidadania
O presente tão esperado pelo garoto será entregue no dia 22 de dezembro (segunda-feira). O Papai Noel dos Correios deixará a agência central do órgão, no centro de Teresina, às 9 horas. Em 2014 cerca de 14 mil cartas foram entregues aos Correios. Foram montados postos de adoção na capital e nas cidades de Picos e Floriano.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais