Cidadeverde.com

Cruzeiro da Frei Serafim cai; populares dizem não haver manutenção

Imprimir
  • _MG_0268.jpg
  • _MG_0246.jpg
  • _MG_0245.jpg
  • _MG_0264.jpg
  • _MG_0259.jpg
  • _MG_0252.jpg
  • _MG_0251.jpg
  • _MG_0250.jpg

O mototaxista leandro Costa, perdeu seu ponto de referência por volta das 15h desta sexta-feira (21), quando o Cruzeiro, localizado na avenida Frei Serafim na cabeçeira da ponte Juscelino Kubitschek, caiu. O monumento era um dos mais antigos da cidade de Teresina e foi erguido em 1861. 

"Perdemos a nossa referência. O ponto era conhecido como 'ponto do cruzeiro'. Eu ouvi um barulho como se fosse uma batida de carro. Quando me virei, vi que o Cruzeiro tinha caído no chão", conta o mototaxista que trabalha no local há 10 anos.  

Ele acredita que o Cruzeiro já estava frágil. "Eu acho que ele caiu de podre. Porque já estava velho e não tinha manutenção", acredita Leandro Costa. 

O mototaxista conta que na época da reforma do passeio central da Frei Serafim,ainda no governo do ex-prefeito Sílvio Mendes, o Cruzeiro foi  elevado sob um pedestal de mármore. A reforma aconteceu há cinco anos. 

A ambulante Francisca Santos, disse que ficou triste. Ela afirma que um grupo de senhoras frequenta o local às segundas e terça-feiras para levar água e fazer orações. Ela questiona: "Será que vão levantar novamente?". 

O monumento foi erguido na época da construção da igreja de São Benedito, em 1861, por Frei Serafim. O Cruzeiro simbolizava a fé das pessoas que trabalhavam na construção da igreja, como forma de transferir forças para o grupo. O trabalho era árduo e o grupo tinha que transpor uma ribanceira de 90 metros de altura. A cruz original, de madeira, foi deteriorada pelo tempo e, em 1928, os frades capuchinhos colocaram uma nova, que também sofreu desgastes. Na década de 70, foi erguida uma de concreto, cravada sobre um pedestal.

Em agosto, o escritor Nildomar da Silveira Soares, membro da Academia Piauiense de Letras (APL) solicitou o tombamento do Cruzeiro.

A assessoria de imprensa da Arquidiocese de Teresina foi procurada pelo Cidadeverde.com, que não obteve resposta. 

Sana Moraes e Caroline Oliveira
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais