Cidadeverde.com

Custódia tem recorde com 880 presos; celas têm 6 vezes mais detentos que o ideal

Imprimir

Ampliada às 11h23
O diretor da Casa de Custódia, Dênio Marinho, informou, nesta quarta-feira (4) que a população carcerária da unidade é de 880 presos. Esse número, segundo ele, é o maior já registrado desde a reinauguração, em 1993, e por isso, o risco de rebelião é iminente. 

Marinho relembra que em 2012 a rebelião comandada pelo preso Celestino a Casa de Custódia tinha 870 detentos. “A situação é crítica. Chegamos ao patamar máximo de todos os tempos. Em uma cela que deveria ter cinco presos, tem 25. A que deveria ter dois, tem doze. O número quadriplica, quintuplica”, descreve. 

O diretor informa ainda que já comunicou a situação à Secretaria de Justiça em uma reunião de urgência realizada na terça-feira (3) e aguarda medidas para serem tomadas ainda hoje. 

Dos 14 presídios do estado do Piauí, seis estão em situação caótica, segundo informa o relatório da situação carcerária do estado apresentado pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) ao Ministério Público do Estado. A categoria alega que todas as unidades estão superlotadas, mas na Casa de Custódia e nas penitenciárias Irmão Guido, de Parnaíba, Picos, Floriano e Oeiras, a situação é muito grave.  

“A superlotação traz problemas estruturais e administrativos e que podem se agravar com fugas e até morte dos presos. Por isso, estamos alertando as autoridades, para que providências sejam tomadas”, explica o diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda. 

O relatório apresentado faz também um diagnóstico de todo o sistema penitenciário do Estado, desde problemas administrativos na secretaria até os operacionais, os quais envolvem os 3.600 detentos. “São apenas 1.600 vagas para os 3.600 detentos. Por isso, precisamos de novas unidades prisionais, reformas nas existentes e um concurso público urgente para novos agentes. As unidades estão com três vezes mais presos além da sua capacidade. Precisamos de um planejamento adequado já que, por falta de gestão, chegamos a este ponto”, explicou Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi. 

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, participou da apresentação do relatório e disse que é importante a integração com o sindicato. “Eu agradeço ao Sindicato pela disposição e vamos trabalhar o plano diretor dentro da Secretaria para providenciar a implementação das necessidades levantadas. Neste primeiro momento, nosso foco é ‘arrumar a casa’, mas vamos, ainda neste primeiro semestre, inaugurar a penitenciária de Altos e os dois novos pavilhões da Custódia. Porém, não há previsão clara para concursos”, informou. 

O representante do poder judiciário, o juiz auxiliar da corregedoria José Airton, anunciou que está sendo organizado um mutirão para ainda este semestre. “Nós estamos fazendo o levantamento da situação efetiva dos presos e dos processos para organizar o esforço para julgar o máximo de casos ainda neste semestre”, destacou. 

 

Flash de Caroline Oliveira
Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais