Cidadeverde.com

Denúncia: presos do PI voltam a comer em sacos plásticos, sem talheres

Imprimir

Foto: Divulgação Sinpoljuspi

O site UOL Notícias divulgou nesta terça-feira (21) denúncia do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) de que os internos da Penitenciária Mista de Parnaíba (354 km de Teresina) voltaram a se alimentar em sacos plásticos e a comer com as mãos. 

Em agosto de 2012, veio à tona que os detentos da Penitenciária Major César, localizada no município de Altos, viviam em situação semelhante - se alimentando em sacos plásticos reaproveitáveis. 

Desta vez, a denúncia feita pelo Sinpoljuspi aponta que mais da metado dos presos está recebendo refeições em saco plásticos e o motivo seria a falta de vasilhas. 

"Com o uso diário e o tempo, o plástico dessas vasilhas endurece e se quebra. A Sejus [Secretaria de Estado de Justiça] não está repondo e disponibiliza sacos plásticos para as refeições serem distribuídas", disse o presidente do sindicato, Vilobaldo Carvalho. Ele também afirma que os presos não estão recebendo talheres.

Em entrevista à imprensa nacional, o diretor de Presídios do Piauí, Wellington Rodrigues, informou que o Estado está adquirindo 2.500 vasilhas para suprir a demanda dos detentos, mas confirmou que o número não é suficiente. 

"Compramos 5.000 vasilhas em abril e estamos com a liberação de mais 5.000, porém já tentamos comprar de imediato e não tem essa quantidade disponível. Por conta disso estamos adquirindo emergencialmente 2.500", disse o diretor dos presídios.

Segundo o site, o diretor atribuiu o "sumiço" das vasilhas aos agentes penitenciários que "não recolhem as vasilhas e deixam os presos queimarem para fazer fogo e café dentro das celas".

Jordana Cury
Com informações do UOL Notícias
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais