Cidadeverde.com

Deputado cobra aplicação de lei sobre doença celíaca

Imprimir

O deputado Fernando Monteiro (PTB) pediu, hoje (2), ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), que envie documento ao governador Wellington Dias e ao secretário de Saúde, Francisco Costa, solicitando que coloquem em prática a Lei 6.445/2013 de sua autoria que instituiu o Dia Estadual dos Portadores de Doença Celíaca no Piauí (19 de junho).
 
Fernando Monteiro disse que a lei prevê que, nesse dia, a Secretaria de Saúde realize campanha de orientação à população sobre como se prevenir contra a doença celíaca, que é causada pelo consumo de alimentos com gluten e que já atinge mais de dez mil pessoas no Estado. “Nesse dia, as pessoas terão direito de realizar um diagnóstico gratuito para saber se têm a doença, cabendo à Secretaria de Saúde esclarecer sobre como os portadores dessa enfermidade podem se tratar”, assinalou ele.
 
Em aparte, o deputado Dr. Pessoa (PSD) afirmou que, havendo campanhas preventivas, mais de 75% dos prováveis doentes não chegarão aos hospitais em busca de tratamento. Acrescentou o parlamentar que “o pronunciamento do deputado Fernando Monteiro é oportuno, tendo em vista que o consumo de alimentos com gluten é uma preocupação não somente nacional, mas, também, mundial”.
 
Fernando Monteiro declarou que a população precisa ser informada, porque muitas pessoas podem não saber que são portadoras da doença celíaca e que 90% das enfermidades têm origem naquilo que o ser humano consome. O presidente Themístocles Filho disse que serão adotadas as providências necessárias para o cumprimento da lei e que pode conversar até pessoalmente com o governador Wellington Dias sobre o assunto.

Fonte: Alepi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais