Cidadeverde.com

Deputado do Piauí recusa pagamento de passagens para a esposa

Imprimir

O deputado federal Rodrigo Martins (PSB) afirmou, na tarde desta quinta-feira (26), que recusou o beneficio anunciado ontem pela Câmara dos Deputados de custear passagens aéreas para as esposas dos parlamentares.  A cota de passagens será exclusivamente entre Brasília e o estado de origem do deputado.

"A Câmara vai pagar passagens aéreas de esposas dos deputados federais que se deslocarem entre Brasília e seu Estado de origem a partir de abril. Recusei o benefício por julgar ser desnecessário o custeio desse tipo de despesa com o dinheiro público", disse o parlamentar em seu perfil no Facebook. Martins é um dos integrantes da CPI da Petrobras, instalada na tarde de hoje.

Diante da repercussão negativa, na tarde desta quinta-feira o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que a Mesa Diretora poderá rever a permissão para compra de passagens aéreas para cônjuges dos parlamentares.

“Não vejo nada demais [com a medida]. Mas se a Mesa quiser rever, é um direito dela. Na próxima reunião ela que trate. Não tem problema nenhum da minha parte”, afirmou Cunha. 

Ele lembrou que a regra que valia até 2009 abria a possibilidade de uso de passagens aéreas por filhos, amigos e correligionários. Depois a regra mudou por causa de denúncias de uso indevido da verba.

Agora a regra ficou restrita aos cônjuges e é a mesma usada pelo Itamaraty para a concessão de passaporte diplomático: a comprovação do casamento ou de união estável reconhecida em cartório.

Hérlon Moraes (Com informações da Câmara)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais