Cidadeverde.com

Desembargadora Enedina Santos é a nova presidente do TRT/PI

Imprimir

A desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI). A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) no plenário do Tribunal e contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, João Batista Brito Pereira. É a segunda vez que a desembargadora assume a presidência do TRT/PI.

Em seu discurso de posse, ela revelou que, entre as metas de sua gestão na área judiciária, haverá especial atenção com os processos em fase de execução, considerando a importância de o jurisdicionado receber efetivamente os direitos que tenham sido reconhecidos pela Justiça. Também serão priorizadas as ações coletivas, por envolver o interesse de um maior número de pessoas.

Na área administrativa, o foco da gestão será a conclusão do novo prédio-sede do TRT/PI. Ela revelou que já estabeleceu até a data para inaugurar a nova sede, devidamente mobiliada: 14 de outubro de 2016. "Vamos envidar todos os esforços necessários para a realização dessa e de outras metas. Para isso, espero contar com o apoio e a parceria de todos, sem descuidar das demais atividades", pontuou.

Para o ministro João Batista Brito Pereira, que está realizando uma correição ordinária no Piauí, a relação harmoniosa e respeitosa existente no Tribunal, e entre o TRT/PI e as outras instituições, é fundamental para o progresso das atividades da corte. "Eu me deparei com o slogan da Justiça do Trabalho Itinerante do Piauí – A Justiça que anda – e aquilo me chamou muito a atenção. E depois do que vi e ouvi aqui no Piauí nessa correição, me parece que tudo conspira a favor na Justiça do Trabalho", acentuou, complementando que a Corregedoria propõe uma aliança com a nova administração no intuito de servir e de contribuir para o bom andamento das atividades do Tribunal.

Também desejaram boas vindas a desembargadora o presidente da seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI), Willian Guimarães, o presidente da Amatra 22 (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho do Piauí), Carlos Wagner Nery da Cruz, juiz da Vara do Trabalho de Bom Jesus e o procurador do Ministério Público do Trabalho, José Heraldo de Sousa. Esse último pontuou desafios da nova gestão, como o cumprimento das metas nacionais do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e garantir a celeridade da Justiça do Trabalho. 

O atual presidente, desembargador  Meton Marques de Lima, foi o último a discursar e mencionou que Enedina Santos quebrou paradigamas ao ser a primeira mulher desembargadora da Justiça do Trabalho do Piauí e a primeira que assumiu a Presidência do TRT/PI, de 2002 a 2004, sendo a mais jovem da corte.

Ela assume a gestão do TRT/PI a partir do dia 1º de janeiro de 2015 para um mandato de dois anos.
  
Nova eleição para a Vice-Presidência - Logo na abertura da sessão de posse, o presidente do TRT/PI leu a carta de renúncia de posse do então vice-presidente eleito, desembargador Arnaldo Boson Paes. Ele justificou sua decisão em função às tarefas que assumiu desde que foi convocado pelo Tribunal Superior do Trabalho para atuar como desembargador convocado. Nesta condição, uma equipe de desembargadores de todo o País auxilia os ministros do TST numa espécie de mutirão para aumentar o ritmo julgamento de processos.  A princípio – esclareceu –, Arnaldo Boson acreditou que poderia acumular as funções do TRT com as do TST, mas, ao reavaliar a situação, concluiu que o mais prudente seria não tomar posse na Vice-Presidência.

A esse respeito, Enedina Santos, durante a solenidade de posse, reconheceu que se trata de uma escolha difícil, mas compreensível. O Pleno do TRT/PI vai marcar uma data para a eleição do novo vice-presidente do Tribunal.

A desembargadora Enedina Maria Gomes dos Santos foi a primeira mulher a exercer cargo de presidente no Judiciário do Piauí, tanto na esfera estadual quanto federal. Nasceu em outubro de 1965, no município de Campo Maior. 

Formou-se pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1988. Tomou posse no cargo de Juíza do Trabalho Substituta, no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região - Maranhão em 15 de maio de 1990. Com a criação do TRT/PI passou a atuar como na então 1ª Junta de Concilação e Julgamento de Teresina, onde permaneceu até ser promovida para o cargo Desembargadora do Tribunal em Sessão Solene, no dia 21 de agosto de 1998.

No período de 09 de dezembro de 2002 até 09 de dezembro de 2004 exerceu a Vice-Presidência e a Corregedoria-Geral, simultaneamente, e a Presidência do TRT 22. Desde janeiro de 2012, exerce a Diretoria da Escola Judicial da 22ª Região, cargo que deixará em janeiro, quando será substituída na Ejud pelo desembargador Francisco Meton. Foi eleita presidente do TRT/PI para o biênio 2015-2106.

Da Redação 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais