Cidadeverde.com

Dia de Cooperar oferece serviços gratuitos e estimula voluntariado

Imprimir

A valorização do coorperativismo e voluntariado é o tema central do Dia de Cooperar (Dia C), evento que será realizado no próximo sábado (06) no Parque Potycabana das 16h às 21h. Vários serviços gratuitos serão oferecidos durantre o evento que é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop-PI).

O “Dia C” tem como proposta transformar ações isoladas realizadas através de cooperativas em um movimento nacional, com ênfase no desenvolvimento social comunitário. O projeto acontece simultaneamente em 1.060 cidades no dia 06 e a projeção é beneficiar 1,4 milhão de pessoas e cerca de 200 mil voluntários em todo o país. 
  
O assessor especial do Sescoop, Roberto Guerrero de Carvalho, explica que o Dia C é um trabalho conjunto de voluntariado e solidariedade, duas ações que já são praticadas pelas cooperativas e que com a data ganharão uma proporção maior. "Com o Dia C, iremos reforçar entre os piauienses a certeza de que o cooperativismo é um dos mais importantes mecanismos que se preocupam com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental”, afirma. 

Quem for ao Parque Potycabana terá acesso a serviços gratuitos de saúde (aferição de pressão arterial, testes de glicemia, cálculos de índice de massa corpórea e distribuição de kits de higiene bucal), serviços sociais (expedição de documentos e cadastro no Sistema Nacional de Emprego), oficinas de beleza (cortes de cabelos, limpeza de pele e maquiagem), distribuição de mudas de plantas, minicursos de artesanato, orientações de natureza fiscal, tributária, planejamento financeiro, orçamento familiar, doação de sangue, medula óssea, prevenção de drogas, violência, acidentes domésticos, incêndios, afogamentos, primeiros socorros, diabetes, tabagismo, cuidado com idosos, dentre outras.
 
As cooperativas do interior do estado também vão participar do Dia C. Eles vão trazer experiências exitosas em voluntariado e cooperativismo como campanhas de reflorestamento das margens do rio Marataoan, em Barras; transporte de pessoas necessitadas de suas casas a unidades de saúde, em Luís Correia; campanhas de prevenção às drogas e doação de frutas orgânicas a hospitais e abrigos, em Parnaíba; arborização da comunidade Alecrim, em Esperantina; oficinas sobre preservação ambiental, distribuição de mudas de plantas e arborização, em Curimatá; e mais atividades de esporte, lazer, cultura e cidadania enaltecendo a força do cooperativismo, em Amarante.
 
O humorista Dirceu Andrade fará o encerramento do evento, a partir das 20h. No Piauí, o evento tem diversos parceiros como secretarias estaduais de Segurança Pública, Saúde, Sasc, Trabalho e Empreendedorismo, Sine, Hemopi, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OAB-PI, Sest/Senat, Senac, Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PI), Associação dos Aditores Fiscais da Fazenda Estadual do Piauí (AAFFEPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Semdec, dentre outros.

Os interessados em participar podem buscar informações no blog diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop em seu estado. Em Teresina, o Serviço funciona na rua Benjamin Constant, 2163. Telefones: 3225-4443/4444 e 9991-1081. 

Da Redação 

[email protected] 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais