Cidadeverde.com

Dia Mundial da Saúde Digestiva vai ser comemorado com serviços à população em Teresina

Imprimir

O Dia Mundial da Saúde Digestiva será comemorado no próximo dia 29 e, no Piauí, a Sociedade de Gastroenterologia do Piauí realiza uma campanha de combate às doenças gastrointestinais. Para isso, um evento acontecerá no segundo piso do Teresina no Teresina Shopping, ao lado da praça de alimentação, a partir das 18 horas do próximo dia 29.

Todos os anos, um tema é escolhido para enfatizar um problema de saúde amplamente alarmante e que atinge grande parte da população e dessa vez o tema será “Da azia à constipação intestinal – Sintomas comuns de doenças Gastrointestinais na comunidade: Impacto e Interpretação”. 

A Sociedade de Gastroenterologia do Piauí faz o chamamento para que a população participe da campanha, que segue o calendário mundial de ações educativas da World Gastroenteroloy Organisation (WGO). 

Várias ações estão programadas para o público, entre elas palestras com profissionais médicos especialistas na área, testagens rápidas para doenças como Hepatites B e C e vacinações, gratuitamente. A população poderá também conversar e tirar dúvidas sobre patologias com profissionais especialistas e titulados na área. 

A presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Piauí, Joselda Lemos Duarte, acrescenta que, durante o evento, haverá também distribuição de folhetos explicativos sobre o sintoma de azia. 

“Essa doença, que na língua técnica chamamos de pirose, e a Doença do Refluxo Gastroesofágico, DRGE, são bastante comuns na população brasileira, porém muitas pessoas não sabem como tratá-las. Por isso, a importância de visitas constantes ao gastroenterologista, para que, com orientações alimentares e comportamentais, possam ajudar no tratamento”.

O principal objetivo da campanha é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento, além da adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada. Dados apresentados no livro “Distúrbios Funcionais do Aparelho Digestivo”, editado pela FBG, mostram que é significativa a prevalência das doenças de trato gastrointestinal na população brasileira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais