Cidadeverde.com

Dilma assina decreto e cria a Agência de Desenvolvimento do Matopiba

Imprimir

A presidenta Dilma Roussef assinou nesta quarta-feira (06/05) decreto que cria a Agência de Desenvolvimento do Matopiba, durante o lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, no Palácio do Planalto. 

A agência deverá promover a inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica aos produtores rurais da região. A região do Matopiba abrange os Estados do Maranhão (33%), Tocantins (38%), Piauí (11% ) e Bahia (18%). Ao todo, 31 municípios do Piauí estão inseridos no novo território. 

A senadora Regina Sousa (PT-PI) participou do lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária e elogiou as medidas. Ela lembrou que o governador Wellington Dias foi um dos importantes articuladores da agência que vai cuidar do desenvolvimento da região do Matopiba. O governador do Piauí e vice Margarete Coelho participaram da cerimônia no Palácio do Planalto.

“Temos que lembrar que essa área do Matopiba é a última fronteira agrícola em expansão do mundo. A Agência criada ficará responsável por planejar e executar as ações de investimento, cuidando do meio ambiente, da população e da infraestrutura necessária para o desenvolvimento da região”, destacou a senadora Regina Sousa.

A área do Matopiba é responsável por 9,7% da produção de 201,5 milhões de toneladas de grãos prevista para o país na safra 2014/2015. Uma área plantada de 7,6 milhões de hectares que produzirão 19,5 milhões de toneladas. É considerada a mais nova fronteira agrícola do país (última fronteira agrícola do planeta) e cobre 337 municípios.

Na região, segundo o IBGE, existem 324.326 estabelecimentos agrícolas. A área tem um Produto Interno Bruto estimado, com base nos dados do IBGE/2010, em R$ 53,4 bilhões.


Foto: (Roberto Stuckert Filho/PR)

 

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, explicou que o Plano Nacional de Defesa Agropecuária tem como objetivo modernizar o marco regulatório para o campo e avançar nas ações de prevenção e respostas aos riscos nas lavouras e rebanhos do País.

Em sua fala, a presidenta Dilma reforçou o compromisso do seu governo com a simplificação de regras e a desburocratização de processos no setor agropecuário. De acordo com Dilma, as medidas anunciadas hoje, como a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), vão beneficiar o agronegócio, mas principalmente os pequenos agricultores, com a melhoria de renda desses produtores.

 “O Plano Nacional vai permitir que possamos atender as demandas de consumidores cada vez mais exigentes e conscientes da importância do acesso a alimentos seguros. Além de capacitar o Brasil, ainda mais, para superar as barreiras sanitárias que ganham cada vez mais relevo no mercado internacional”, destacou a presidenta Dilma.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais