Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes no Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT

O  Matizes participou do I Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT realizado pela Prefeitura de Niterói  com apoio do Ministério da Cultura e do Grupo Diversidade de Niterói. O evento   reuniu  ativistas, representantes do poder público, artistas e pesquisadores para refletir sobre o cenário da cultura LGBT no país  e pensar os conceitos desta cultura para potencializar a ação política e social em defesa de um Brasil sem homo-lesbo-transfobia bem como promover a ética e a convivência na Diversidade Cultural.

 

O representante do Matizes, Herbert Medeiros, estava presente no evento para participar da arena de discussão “Territórios e Trajetórias”. Este espaço representou um momento para compartilhar e debater  as vivências, as práticas, os saberes e conhecimentos envolvendo as interações dos sujeitos lgbts, em suas múltiplas identidades e performances, dentro das territorialidades urbanas.  O ativista matiziano e os outros  debatedores da arena destacaram o papel socioeducativo da  pedagogia crítica e  da homocultura   para ressignificação das práticas socioculturais   bem   como estratégia  de luta e  afirmação da cidadania  e valorização da liberdade de expressão sexual.


O militante do Matizes também expôs aos participantes da arena      a trajetória do grupo, em parceria com outros atores/atrizes sociais, para colocar na agenda pública de Teresina  o debate e  a proposição de políticas públicas que garantam aos lgbts o exercício de seus direitos e  a liberdade de vivência das suas afetividades e sexualidades.

 

Herbert Medeiros ressaltou  ainda para o público   a importância cultural da  Semana do Orgulho de Ser como ação de enfrentamento à homo-lesbo-transfobia social e institucional em Teresina. Enfatizou  que o evento semeia   novos olhares sobre o universo lgbt através de debates, oficinas, lançamento de livros, cartilhas, capacitação de servidores(as) públicos, mostra de filmes, participação de pesquisadores das sexualidades, favorecendo a conquista de direitos e cidadania. 


FOTOS DO I ENCONTRO NACIONAL DE ARTE E CULTURA LGBT










Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: