Cidadeverde.com
Diversidade

Mostra Transviada de Cinema: para chacoalhar os embalos de sábado à noite

Nos versos da canção  ‘para insultar os arrogantes e poderosos quando ficam como ‘cachorros dentro d’água’ no escuro do cinema’, de  Adriana Calcanhoto, revela-se  como a sétima arte é um discurso sociopolítico e cultural para desmascarar a zona de conforto da ordem social.

 

E para causticar as certezas dos que querem domesticar a vida para mantê-la num ritmo entediante, a  Mostra de Cinema Transviada será também um espaço  onde a linguagem fílmica lança luzes sobre as potencialidades humanas de entrar em rota de colisão com a ordem ‘natural’ das coisas.

 

A mostra acontece dia 12 de julho, a partir das 19h, no Galpão do Dirceu. A proposta do evento é possibilitar aos participantes um mergulho visual e sonoro através da viagem pela narrativa instigante  do filme ‘Tatuagem’ e ‘Vestido de Laerte’ além das performances musicais  e corporais  que eletrizarão o ambiente.

 

Ficção e realidade se interconectam para descortinar as rupturas  das fronteiras de identidade de gênero na obra ‘Vestido de Laerte’. Os                              (des)caminhos criados por uma ordem  sociocultural e  sexual  de segregação de  travestis e transexuais do  espaço público são narrados a partir da experiência do  cartunista que foi vetado de entra      em um banheiro feminino de um restaurante. A personagem-protagonista borra  as concepções dominantes sobre o que é ser masculino e feminino.

 

O longa-metragem ‘Tatuagem’, de Hilton Lacerda, também vulcanizará a atenção  dos espectadores com a história envolvendo a tsunâmica paixão  do jovem militar Fininha (Jesuíta Barbosa)  com o transgressor  universo do artista Clécio (Irandhir Santos). A ambientação da narrativa decorre durante fim dos anos 70 – período dominado pela linguagem autoritária dos generais.  Mergulhar na felicidade paradoxal dos dois personagens desafina o coro dos contentes.

 

Após a exibição dos filmes, sensorialidades musicais e corporais  inundarão o espaço para contagiar os participantes.


Por Herbert Medeiros
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: