Cidadeverde.com
Diversidade

Marcha das Vadias em Teresina: 'Viver sem Violência é um Direito de Toda Mulher'

Com o tema ‘Viver sem violência é um Direito de Toda Mulher’, ativistas do movimento feminista e outras organizações sociais realizaram  3ª edição da Marcha das Vadias em Teresina.  A concentração ocorreu na Av. Frei Serafim e percorreu as ruas do centro da cidade com o objetivo de sensibilizar, denunciar e  dialogar com a sociedade  sobre a importância de coibir as práticas socioculturais, políticas e econômicas de violação dos Direitos Humanos das mulheres.

 

Durante a caminhada, o discurso das ativistas alertou  a população sobre  a omissão e descaso do Estado para promover e garantir  políticas públicas que assegurem  a plena igualdade de gênero. Ausência de creches para mulheres jovens e trabalhadoras,  impunidade nos casos de violência contra a população feminina, desigualdade salariais, cultura machista reforçadora de estereótipos e violações de direitos estavam entre as denúncias apontadas pelo movimento de mulheres.

 

A ideologia sexista masculina de controle, mercantilização e desrespeito  com o corpo feminino foi também duramente criticada pelas ativistas. As participantes reafirmaram o  direito de decidir sobre o seu corpo e suas escolhas e aproveitaram para denunciar os discursos e práticas sociais de setores reacionários e conservadores que visam criminalizar a liberdade de expressão feminina.

 

Pelas ruas da cidade, a  Marcha das Vadias ecoaram palavras de ordem  para chacoalhar o coro dos contentes: ‘te cuida, te cuida, te cuida seu machista, Que Teresina vai ser toda feministas’; ‘a violência contra a mulher, não é o mundo que a gente quer!’; ‘A nossa luta é todo dia, Somos mulheres e não mercadoria’; ‘A nossa luta é por respeito, Mulher não é só bunda e peito’.


Veja fotos das Marcha das Vadias









Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: