Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes participa de Seminário de Direitos Humanos promovido pela Cáritas

  • caritas_4_edi.jpg Herbert Medeiros
  • caritas_3_edit.jpg Herbert Medeiros
  • caritas_3_edi.jpg Herbert Medeiros
  • Caritas_2.jpg Herbert Medeiros
  • Caritas_2_edit.jpg Herbert Medeiros
  • caritas_1_edit.jpg Herbert Medeiros

O  Matizes participou do Seminário Estadual ‘Direitos Humanos: multiplicidade e respeito’, organizado pela Cáritas/Regional do Piauí. O evento colocou  no centro dos debates  reflexões interdisciplinares sobre direito da criança e do adolescente, cidadania e direitos dos LGBTs, direito das mulheres, tolerância e diversidade religiosa etc. O Seminário ocorreu dias 26 e 27 de março no Centro de Treinamento Pe Tony Batista (Socopinho).

O representante do Matizes, Herbert Medeiros, compartilhou a mesa com a psicóloga Santana Andrade para debater sobre Direitos Humanos da população LGBT. O ativista destacou em sua exposição o conjunto de ações desenvolvidas pelo grupo em parcerias com movimentos sociais e demais instituições públicas e  privadas em favor dos direitos e promoção da cidadania lgbt.

O militante apontou a Lei Estadual 5431/2004 – prevê sanções administrativas para situações de discriminação contra lgbts -  como instrumento  importante para superação de preconceitos e discriminações. Apresentou ainda o valor educativo e pedagógico da aprovação da  Proposta de Emenda Constitucional (nº 04/11) que assegura o direito a não discriminação por orientação sexual de acordo com a nova redação do Art 3º, III, da Constituição Estadual do Piauí. 

O debatedor matiziano ressaltou ainda as frutíferas parcerias com o poder público para pautar  ações de formação, capacitação, debate, oficinas, seminários  para agentes públicos da área de segurança, judiciário, educação, saúde, assistência social. Ainda avaliou como positivos os impactos  da Semana do Orgulho de Ser por possibilitar irradiar nos vários  espaços de Teresina uma reflexão multidisciplinar   sobre o respeito, convivência e promoção da dignidade humana de lgbts e outros grupos socialmente marginalizados.

 A psicóloga e Consultora da Cáritas, Santana Andrade, analisou como o preconceito e discriminação  psicossocial e cultural produzem  vulnerabilidade para saúde e autoestima da população lbts. A palestrante fez referência ao  livro ‘Direito de Amar: história de um casal gay’ para ilustrar a luta e obstinação de um casal homoafetivo para superar adversidades sociais e garantir cidadania.

A ativista do movimento feminista, Hortência Mendes,  fez o  debate sobre ‘Direitos Humanos, gênero e violência contra a mulher’. Em sua fala, ela fez uma panorâmica histórica para demonstrar como de uma sociedade organizada no matriarcado passamos para um modelo social regido pelo patriarcado. Segundo a debatedora, a consolidação de uma sociedade dominada pelo poder masculino produziu desigualdades e violências que até hoje produz exclusões  para as mulheres no mundo do trabalho, na política, na conquista de direitos,  nas relações familiares e em todas demais interações sociais.

 

Por Herbert Medeiros

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: