Cidadeverde.com
Diversidade

Performar é preciso: jornalista piauiense faz residência artística em Portugal

Em recente viagem a Lisboa, o jornatista Vicente de Paula expandiu seus percursos artísticos relacionados a gênero e sexualidade. Por meio de Residência Artística no Atelier Real foi possível experimentar seu atual trabalho “Alegrias de uma Calcinha” com outras linguagens e formas de expressão. O intercâmbio lusitano teve apoio do Ministério da Cultura por meio do EDITAL CONEXÃO CULTURA BRASIL – NTERCÂMBIOS.

A proposta inicial “Liberdades e Identidades: Conexões entre a Poesia Visual Performática brasileira e portuguesa no Atelier Real sob a perspectiva de gêneros e sexualidades” se desenvolveu com experimentos relacionados ao corpo e movimento, aproximando-se de linhas artísticas ligadas à performance e videoarte.

Paralelo à Residência no Atelier Real, o jornartista envolveu-se no workshop “Composição e Contracena do Movimento” na programação do Festival Cumplicidades realizado no Centro Em Movimento C.E.M, local onde pode mergulhar  em importantes percursos da atual arte contemporânea.

Além disso, envolveu-se com a cena cultural lisboeta acompanhando espetáculos como “À mesa há uma acumulação de emoções agarradas por um quotidiano de talheres” – de Matthieu Ehrlacher,  Édipo - no Chapitô e Pântano, de Miguel Moreira, na Culturgest.

Uma das importantes referências trazidas de Lisboa é a entrevista com a Lóbula – coletivo queer que desenvolve ativismo libertário através de intervenções culturais que diferem da militância tradicional. A intenção é estimular alternativas aos movimentos sociais que se engessam no mainstream, se aproximando de linguagens performáticas que buscam afirmação das diversas identidades queer.

A experiência resultou em novos caminhos para Vicente e no Atelier Real desenvolveu um trabalho de videoarte, performance e poesia visual nomeado provisoriamente de Calcinha também é cueca. Em breve será socializado em evento cultural a ser realizado em Teresina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: