Cidadeverde.com
Diversidade

Saúde da população LGBT será debatido na 11ª Semana do Orgulho de Ser

Para problematizar e refletir sobre as ações e políticas de saúde para LGBTS, a enfermeira sanitarista e especialista em psiquiatria social, Carmem Lucia Luiz, participará dia 28/08, às 9h, de palestra no auditório Caneleiro da UNINOVAFAPI. A Debatedora integra o Comitê Técnico Nacional de Saúde LGBT. A atividade está dentro da Programação da 11ª Semana do Orgulho de Ser, ação realizada pelo Matizes e demais parceiros.

Segundo Maria José Ventura, ativista do Matizes, fomentar discussões sobre o tema dentro do ambiente acadêmico é fundamental para contribuir na formação de profissionais humanizados,  competentes e comprometidos em atender com dignidade, respeito e sensibilidade as demandas especificas levadas por  lgbts ao sistema de saúde.

 “Combater as diversas formas de preconceitos e discriminações vivenciadas pela população LGBT no ambiente familiar, escolar, no trabalho e outras interações cotidianas é de suma importância porque a homofobia social, cultural e institucional é  fator de grande  vulnerabilidade para saúde deste segmento”,  destacou a representante do Matizes.

 O Programa Brasil sem Homofobia, conjunto de ações produzidas entre Governo Federal e Sociedade Civil Organizada em 2004, prevê no campo da saúde “apoiar investimentos na formação, capacitação e sensibilização e promoção de mudanças de atitudes de profissionais de saúde no atendimento à população LGBT’.

Entre os objetivos previstos  na Política Nacional de Saúde  Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais estão:  a qualificação da rede de serviços do SUS para atenção e cuidados integral da população LGBT; oferecimento de atenção e cuidados à saúde de adolescentes e idosos que integram o segmento da diversidade sexual.

A 11ª Semana do Orgulho de Ser acontece de 24 a 30 de agosto com diversas atividades: palestras, debates, lançamentos de livros, colóquio, mostra de filmes, festa pelo dia da Visibilidade Lésbica, seminário sobre sexualidade e educação, Parada e Show da Diversidade com Vanessa da Mata.

 

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: