Cidadeverde.com
Diversidade

Protagonistas da luta ambiental promovem I Encontro de ONGs Sociambientais do Piauí

O slogan ‘pense globalmente, aja localmente’ reflete o desejo  de mentes e corações de diversos cidadãos globais para construir um mundo com maior justiça social e desenvolvimento sustentável . Neste sentido, A Rede Ambiental do Piauí (REAPI) e Caritas Brasileira/PI reunirão ativistas e representantes da sociedade civil organizada no I Encontro de ONGs Sociambientais do Piauí. O evento acontece  dias 17 e 18 de setembro no espaço Obra Kolping, região do Dirceu II.

O encontro pretende,  através do diálogo e compartilhamento de saberes e experiências, construir   metas do Projeto Socioambiental Sustentável para o Piauí. A ação também é um momento de fortalecimento das redes de solidariedade  entre os  ativistas ambientais para reforçar o protagonismo social em defesa  de um novo paradigma mundial de  relações humanas mais justas  e sustentáveis.

A atividade representa ainda a necessidade de defesa dos patrimônios naturais e pela qualidade dos trabalhadores(as) do campo do Estado, ameaçados pelos empreendimentos predatórios do agronegócio. Neste contexto, dois debates promoverão, dia 17/09,  reflexões fundamentais sobre:  ‘Os impactos dos Agrotóxicos na saúde dos trabalhadores(as) e no Meio Ambiente’, e ‘Impactos dos Grandes Empreendimentos no Piauí’.

Durante o encontro, ativistas e segmentos sociais pensarão estratégias para constituir o Fórum Estadual de Combate aos Agrotóxicos com participação de representantes do Fórum e da Campanha Nacional de Combate aos Agrotóxicos.

A Mata Atlântica do Piauí também estará no centro das discussões, dia 18/09 às 9h,  com a debatedora Márcia Hirota da SOS Mata Atlântica.          Ainda pela manhã, às 10:30, a importância da Agricultura Familiar e Agroecologia será foco de reflexões entre os participantes do evento. Importante ressaltar que 70% dos alimentos da mesa dos brasileiros(as) são produzidos pela trabalho da Agricultura Familiar. 

 

VEJA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:

Por Herbert Medeiros

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: