Cidadeverde.com
Diversidade

Federação de Proteção aos Animais promove ato de apoio à decisão do STF contra vaquejada

“Até pararmos de prejudicar todos os outros seres vivos, ainda seremos selvagens” – Thomas Jefferson

Em 2000 foi lançada a Carta da Terra, declaração global estabelecendo Princípios Éticos fundamentais para construir sociedade mundial justa, sustentável e pacifica. Dois preceitos ressaltam a necessidade de proteção à vida dos seres viventes: ‘Respeitar a terra e a vida em toda sua diversidade’; ‘Tratar todos os seres vivos com respeito e consideração’.

Em sintonia com os princípios  elencados na carta, a Federação da Associação das Ongs de Proteção Animal do Piauí juntamente com artistas, organizações da sociedade civil e  ativistas defensores dos Direitos Animais realizarão manifesto de apoio à decisão do Supremo Tribunal Federal(STF) contra a vaquejada. O ato acontece na próxima quinta-feira(04/11) a partir das 8h na Praça João Luis Ferreira.

No início de outubro, Ministros do STF julgaram inconstitucional a Lei do Ceará que regulamentava a vaquejada. A partir da posição da Suprema Corte,  a prática dessa atividade passa a constituir uma   violação legal, vinculada a tratamento cruel dos animais.

A Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF,  assim ponderou sobre a ‘cultura’ da vaquejada:

“Sempre haverá os que defendem que vem de longo tempo, que se encravou na cultura do nosso povo. Mas cultura também se muda e muitas foram levadas nessa condição até que se houvesse outro modo de ver a vida e não só a do ser humano”. 

Por Herbert Medeiros

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: