Cidadeverde.com
Diversidade

II Seminário Estadual de Direitos Humanos e Diversidade - Programação

Com o tema Combate à discriminação e as opressões em tempos de retirada de direitos, o 2º SEMINÁRIO ESTADUAL DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADES visa suscitar um debate sobre os desafios de se promover os direitos humanos em um contexto marcado pelo avanço de ideias conservadoras e de retirada de direitos.

O evento acontece no período dos 16 dias de ativismo. É a principal ação que realizaremos para lembrar o  Dia Internacional dos Direitos Humanos.

As inscrições serão feitas a partir da próxima semana, no site www.esmepi.org.br.

O público-alvo são estudantes, militantes do movimento social e operadores do Direito, mas o Seminário é aberto à participação de qq pessoa interessada no debate sobre os temas da programação.

As(os) participantes que frequentarem 75% das atividades do Seminário receberão certificado de 20h, emitido pela Escola Superior da Magistratura do Piauí - ESMEPI.

A inscrição é simbólica: ração ou material de limpeza para a APIPA (quem não quiser/puder levar, deve contribuir com R$ 10,00 para a APIPA - pagamento no dia da abertura, quando será feito o credenciamento das pessoas inscritas).

O II Seminário Estadual Direitos Humanos e Diversidade terá como palestrantes/debatedores especialistas das áreas dos Direitos Humanos.

 

PROGRAMAÇÃO

01 de dezembro (quinta)

8h - Solenidade de Abertura

8h30min - Conferência de Abertura: Combate à discriminação e às opressões em tempos de retirada de direitos - Pedro Luiz Montenegro (Advogado/Consultor em Políticas Públicas de Segurança e Direitos Humanos)

10h30min– Palestra: Os direitos dos animais não-humanos – Elizabeth MacGregor (Diretora de Educação do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal)

14h30min – Mesa-Redonda – Gênero e sexualidade: um debate necessário – Profª Drª Andrea Cronemberger Rufino (UESPI) e Fabíola Lemos (Socióloga e professora)

16h30min – Debate: Onde o Estado guarda seu racismo? - reflexões sobre racismo institucional – Prof. Dr. Francis Musa Boakari (UFPI) e Profª Drª Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI)

02 de dezembro (sexta)

8h30min – Painel: Ações afirmativas em Direitos Humanos no Piauí - Profª Drª Bárbara Olímpia Ramos de Melo (UESPI), Profª MsC. Maria da Consolação Pitanga (Centro Universitário UNINOVAFAPI) e Profª MsC. Ana Kelma Gallas (Faculdade Santo Agostinho)

10h30min – Palestra:“A atuação do Conselho Nacional de Justiça na promoção dos Direitos Humanos” - Arnaldo Hossepian Salles Lima Junior (Conselho Nacional de Justiça) - a confirmar

14h30min – Palestra: Entre os saberes médico e jurídico: uma análise de discursos judiciais sobre transexualidade – Gabriela Rondon Rossi Louzada (Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília, pesquisadora da ANIS – Instituto de Bioética).

INVESTIMENTO

* RAÇÃO ou MATERIAL DE LIMPEZA PARA A APIPA

* Quem não quiser comprar ração/material, poderá contribuir com R$ 10,00 para a APIPA (no dia da abertura, quando será feita a confirmação das inscrições)

Para inscrições CLIQUE AQUI

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: