Cidadeverde.com
Diversidade

Projeto Sala 50: Narrativas e Identidades através da Antropologia Visual

SALA 50 é um projeto de socioartístico para percepção das identidades dos sujeitos brasileiros  através de suas expressões  antropológicas – mapear o turismo acessível  e voltado para a juventude. Após o mapeamento de cada cidade, um   dossiê será organizado e  entregue aos colaboradores de cada etapa: as prefeituras locais. A construção coletiva de  um site com os participantes do projeto faz parte da ação.

No período de um ano, Fotógrafo e Designer Leonardo Mascarenhas, idealizador do projeto,  já viajou  várias cidades e  produziu:  120 horas de vídeos gravados;  mais de 6.800 fotos;  23 entrevistas; 43 relatórios. O mergulho nessa empreitada  representa um  ambicioso investimento na carreira de Mascarenha como  pesquisador da antropologia visual.

O foco da iniciativa ressalta o valor  da  fotografia como linguagem potente para o resgate etnográfico dos territórios e compreensão das formações identitárias socioindividuais. O registro documental  das ações e processos do projeto constitui etapa importante para conhecer  as  cidades do Piauí /Brasil envolvidas no ‘SALA 50’. Estudantes  de história, filosofia e turismo são parceiros do empreendimento.

O coordenador do projeto  já desenvolve o trabalho com  a linguagem fotográfica há bastante tempo. Nas localidades onde passou, o idealizador realiza encontro com crianças e adolescentes para ministrar oficinas de cinema e fotografia. A troca de saberes com moradores locais é também fonte inesgotável de aprendizagens

Mais detalhes AQUI