Cidadeverde.com
Diversidade

III Colóquio do Fórum Municipal de Educação debaterá Igualdade de Gênero e Participação Democrática

A sabedoria provocativa de Rubens Alves lança o pensamento desafiador para reinventar a Educação e suas práticas socio-históricas: ‘eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos’. E é para ressignificar e colorir o processo educacional  com outras cores que será realizado o III Colóquio do Fórum Municipal de Educação, em colaboração com Semana de Ação Mundial* (SAM).

O foco dos debates do Colóquio será norteado pelo tema ‘Igualdade de Gênero e Fortalecimento das Instâncias Democráticas de Participação’. A ação ocorrerá nesta quarta-feira(07/06/2017), às 08h, no Centro de Formação Odilon Nunes. Entre os objetivos do evento estão a:  necessidade de reflexão sobre desigualdade de gênero no sistema escolar para enfrentar processos de exclusão escolar; importância  de avaliação e controle das políticas públicas como forma de efetivar educação de qualidade.

A realização desta ação está sintonizada com o Plano Municipal de Educação/PME - previsto na Lei nº 4.739/15. As diretrizes  III e VI do PME dialogam com objetivos do Colóquio quando destacam:  ‘Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação’  e ‘Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública’.

Para promover uma análise crítica acerca do protagonismo social e participação democrática nos espaços de construção de políticas públicas educacionais, a Profª Drª Lucineide Barros(UESPI) será a palestrante. Além da experiência e vivência sobre o tema, a educadora realiza  estudos no campo da  Educação e Movimentos Sociais e Participação Popular e Educação.

Em outro momento das discussões do III Colóquio, a Profª Drª Shara Jane Holanda(UFPI) compartilhará conhecimentos, saberes e vivências sobre Desigualdade de Gênero.  A educadora atua na área de Educação e Diversidades Culturais e integra o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e Observatório das Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola (OBJUVE).

 

.*SAM: Semana de Ação Mundial

Atividade realizada em mais de 100 nações, desde 2003, com a finalidade de  estimular o protagonismo da Sociedade Civil em ações que tenham impactos sobre políticas em prol do Direito à Educação. A ação  ocorreu através da CGE (Campanha Global pela Educação) e promove pressão para que governos cumpram os acordos internacionais na área. 

 

Por Herbert Medeiros