Cidadeverde.com
Diversidade

III Colóquio do Fórum Municipal de Educação debaterá Igualdade de Gênero e Participação Democrática

A sabedoria provocativa de Rubens Alves lança o pensamento desafiador para reinventar a Educação e suas práticas socio-históricas: ‘eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com me pintaram. Desencaixotar emoções, recuperar sentidos’. E é para ressignificar e colorir o processo educacional  com outras cores que será realizado o III Colóquio do Fórum Municipal de Educação, em colaboração com Semana de Ação Mundial* (SAM).

O foco dos debates do Colóquio será norteado pelo tema ‘Igualdade de Gênero e Fortalecimento das Instâncias Democráticas de Participação’. A ação ocorrerá nesta quarta-feira(07/06/2017), às 08h, no Centro de Formação Odilon Nunes. Entre os objetivos do evento estão a:  necessidade de reflexão sobre desigualdade de gênero no sistema escolar para enfrentar processos de exclusão escolar; importância  de avaliação e controle das políticas públicas como forma de efetivar educação de qualidade.

A realização desta ação está sintonizada com o Plano Municipal de Educação/PME - previsto na Lei nº 4.739/15. As diretrizes  III e VI do PME dialogam com objetivos do Colóquio quando destacam:  ‘Superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação’  e ‘Promoção do princípio da gestão democrática da educação pública’.

Para promover uma análise crítica acerca do protagonismo social e participação democrática nos espaços de construção de políticas públicas educacionais, a Profª Drª Lucineide Barros(UESPI) será a palestrante. Além da experiência e vivência sobre o tema, a educadora realiza  estudos no campo da  Educação e Movimentos Sociais e Participação Popular e Educação.

Em outro momento das discussões do III Colóquio, a Profª Drª Shara Jane Holanda(UFPI) compartilhará conhecimentos, saberes e vivências sobre Desigualdade de Gênero.  A educadora atua na área de Educação e Diversidades Culturais e integra o Núcleo de Pesquisa e Estudos em Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e Observatório das Juventudes, Cultura de Paz e Violências na Escola (OBJUVE).

 

.*SAM: Semana de Ação Mundial

Atividade realizada em mais de 100 nações, desde 2003, com a finalidade de  estimular o protagonismo da Sociedade Civil em ações que tenham impactos sobre políticas em prol do Direito à Educação. A ação  ocorreu através da CGE (Campanha Global pela Educação) e promove pressão para que governos cumpram os acordos internacionais na área. 

 

Por Herbert Medeiros

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: