Cidadeverde.com
Diversidade

I Seminário Estadual de Saúde Transmasculinas - 29/02 - Programação

  • TRANS_1.jpg 086
  • TRANS_2jpg.jpg 086
  • TRANS_3.jpg 086
  • TRANS_4.jpg 086
  • TRANS_5.jpg 086
  • TRANS_6.jpg 086

As ações por  Direitos e Cidadania da população Trans tem neste mês um acontecimento significativo: 20 fevereiro ocupa destaque no calendário da memória de luta e ReXistência. Neste dia, comemora-se os 09 anos do primeiro encontro Nacional de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas. O evento foi organizado pelo IBRAT em São Paulo.

Para dar visibilidade às pautas específicas dessa população e combater preconceitos e discriminações, a data passa a representar o Dia Nacional da Visibilidade Transmasculinas.

Em alusão a data, o Coletivo 086* organizará o I Seminário Estadual de Saúde Transmasculina em 29/02, às 8h, no auditório do HEMOPI.

Miguel Cardoso, Homem Trans, bissexual, advogado, pós-graduado em processo penal, constitucional e administrativo, debaterá o tema “Direito das Pessoas Transmasculinas”. Cardoso é Graduando em Administração em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí.

Outra temática em discussão: “Transmasculinidade existem”. O debatedor será Armando Angelim, homens trans pansexual, Historiador, Assistente Social e pesquisador em Gênero. O palestrante integra o grupo de trabalho de capacitação do Ambulatório Trans e também é ativista social há mais de 10 anos pela causa LGBTQIAPN+.

Ainda dentro da Programação acontecerá as atividades: apresentação dos “Dados Parciais do Censo sobre Transmasculinidade” com Ayran Gomes (Trix), Psicologue, educadore popular e ativista não-binare, bissexual, demissexual e não-monogâmique; debate sobre “Saúde Sexual e Reprodutiva de Pessoas Transmasculinas” com  Bruna Novais, médica de Família e Comunidade, cineasta, feminista, militante dos Direitos Sexuais e Reprodutivos e dos Dreitos das Pessoas LGBTQIAPN+.

Para acompanhar o trabalho do Coletivo 086 CLIQUE AQUI

 

 

 

 

Exposição "Rizoma Juvenil" integra IX Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - JUBRA

A exposição “Rizoma Juvenil’ integra a programação cultural do IX Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira - JUBRA. As curadoras Dra. Luciana Leite, Ma. Jaqueline Bezerra e Ana Claudia Duarte de Almeida, disponibilizam a(o)s participantes do IX JUBRA oportunidades para conhecer e vivenciar ramos e raízes de instituições e coletivos que se debruçam e se entrelaçam de diferentes modos com/entre as práticas juvenis na cidade de Teresina, assumindo o sentido plural das juventudes, um caminho nem sempre estável e bem definido.

A exposição acontecerá nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, das 14h às 19h, na Galeria Liz Medeiros/CCE, com o acervo do Objuve, Nupec, Museu da Boa Esperança, Casa Hip Hop, Matizes e OcupArthe.

Serão seis estações transversalmente expostas que apontam desde espaços de estudos e pesquisas quanto intervenções da diversidade sexual e de gênero, das artes urbanas, das diferentes violências, bem com as relações entre ancestralidades e futuridades, dando visibilidade a emergência de um interconhecimento como alternativa às formas tradicionais de representar e organizar saberes, fazeres, emoções e criações no mundo contemporâneo.

Em linguagem poética ganham vida um conjunto de imagens, vídeos e áudios dos acervos do Núcleo de Pesquisas sobre crianças, adolescentes e jovens – NUPEC/CCHL e do Observatório das Juventudes e Violências na Escola – OBJUVE/CCE, instigando os telespectadores a ampliar o “olhar para atrás” para afirmar o presente em outras conexões de afirmação da Vida dos jovens nos espaços educativos da UFPI.

Para acompanhar todas as informações sobre IX Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira, CLIQUE AQUI

Matizes participa de debate no Tribunal de Contas do Estado sobre enfretamento à práticas discriminatórias

  • TCE_6.jpg Matizes
  • TCE_7.jpg Matizes
  • TCE_5.jpg Matizes
  • TCE_4.jpg Matizes
  • TCE_3.jpg Matizes
  • TCE_2.jpg Matizes
  • TCE_1.jpg Matizes

Hoje, o Grupo Matizes esteve, pela primeira vez, participando de uma ação no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Durante este encontro, representantes do Matizes aproveitaram a oportunidade para debater sobre as nuances da discriminação enraizada que acomete religiões de matrizes africanas, espaços sociais, orientação sexual e racial.

Essa ação de hoje integra o Projeto "Sexta sem conta",  desenvolvido pelo Tribunal de Contas desde 2019, sob a coordenação do Professor e historiador Bernardo Sá.

Participaram do debate: o Prof. Dr. José da Cruz Bispo (UESPI),  matiziana e advogada Carmen Ribeiro e o Coordenador de Políticas Públicas para Comunidades Quilombolas da SASC, Marcos Vinícius Ferreira, que estiveram ao lado da vice-coordenadora do Matizes, Marinalva Santana. Foi um mommento para  compartilhar  experiências e estratégias para combate a discriminação.

Mostra "Matizes - LGBTQIA+ :Lutas e Conquistas - Museu do Piauí

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com mais de 20 anos celebrando e lutando pelo reconhecimento da cultura LGBTQIAPN+ no Piauí, o Grupo Matizes fará parte da Primavera dos Museus 2023, que inicia nesta terça-feira, 19 de setembro, às 9h, no Museu do Piauí.

O evento nacional chega em Teresina com exposições, mostras e espaços interativos, disponíveis para visitação aberta, entre os dias 19 de setembro e 7 de outubro.

Já começou: Eleição para escolha da Madrinha e Padrinho da 21ª Parada da Diversidade

  • Padrinho_e_Madrinha_1.jpg Matizes
  • Padrinho_e_Madrinha_3.jpg Matizes
  • Padrinho_e_Madrinha_2.jpg Matizes

Todos os anos realizamos enquete para eleger a madrinha e o padrinho da Parada da Diversidade, um reconhecimento a atuação de pessoas que se somam a nós na luta contra a LGBTQIfobia.

Neste ano, concorrendo ao título de madrinha estão: a atriz Bid Lima, a professora e ativista Halda Regina e a defensora pública Sheila Andrade. Os candidatos a padrinho são: o advogado Chico Lucas, o DJ e ativista David Fontenelle e o professor e ativista Wellington Araújo.

Vote por meio do link disponível AQUI

Mas se liga, a votação só fica disponível até o dia 21 de agosto!

OBS.: Serão considerados apenas os votos recebidos por meio formulário.

 

Posts anteriores