Cidadeverde.com
Diversidade

Matizes no Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT

O  Matizes participou do I Encontro Nacional de Arte e Cultura LGBT realizado pela Prefeitura de Niterói  com apoio do Ministério da Cultura e do Grupo Diversidade de Niterói. O evento   reuniu  ativistas, representantes do poder público, artistas e pesquisadores para refletir sobre o cenário da cultura LGBT no país  e pensar os conceitos desta cultura para potencializar a ação política e social em defesa de um Brasil sem homo-lesbo-transfobia bem como promover a ética e a convivência na Diversidade Cultural.

 

O representante do Matizes, Herbert Medeiros, estava presente no evento para participar da arena de discussão “Territórios e Trajetórias”. Este espaço representou um momento para compartilhar e debater  as vivências, as práticas, os saberes e conhecimentos envolvendo as interações dos sujeitos lgbts, em suas múltiplas identidades e performances, dentro das territorialidades urbanas.  O ativista matiziano e os outros  debatedores da arena destacaram o papel socioeducativo da  pedagogia crítica e  da homocultura   para ressignificação das práticas socioculturais   bem   como estratégia  de luta e  afirmação da cidadania  e valorização da liberdade de expressão sexual.


O militante do Matizes também expôs aos participantes da arena      a trajetória do grupo, em parceria com outros atores/atrizes sociais, para colocar na agenda pública de Teresina  o debate e  a proposição de políticas públicas que garantam aos lgbts o exercício de seus direitos e  a liberdade de vivência das suas afetividades e sexualidades.

 

Herbert Medeiros ressaltou  ainda para o público   a importância cultural da  Semana do Orgulho de Ser como ação de enfrentamento à homo-lesbo-transfobia social e institucional em Teresina. Enfatizou  que o evento semeia   novos olhares sobre o universo lgbt através de debates, oficinas, lançamento de livros, cartilhas, capacitação de servidores(as) públicos, mostra de filmes, participação de pesquisadores das sexualidades, favorecendo a conquista de direitos e cidadania. 


FOTOS DO I ENCONTRO NACIONAL DE ARTE E CULTURA LGBT










Matizes realiza ato de solidariedade no Dia Mundial do Doador de Sangue

O exercício da solidariedade configura-se como um ato fundamental para cintilar  a vida em sua plenitude. O gesto de doar sangue representa o ato solidário mais luminoso de manifestação de amor ao próximo.  O Matizes, então, convida a tod@s para participar do Dia Mundial do Doador de Sangue neste sábado (14) no HEMOPI.  

O grupo aproveitará a ocasião para reafirmar a campanha "Nosso Sangue pela Igualdade".

























































Literatura e Diversidade no bate-papo literário - SALIPI

A literatura infanto-juvenil entra em cena hoje (01) no Salão do Livro do Piauí (SALIPI) com a obra “Tuda, uma história de identidade”, de Flavio Brebis. O bate-papo literário ocorre às 15h. A narrativa é  uma publicação inédita, com 20 páginas ilustradas, bilíngue (português-inglês), com ilustrações de Claudio de Souza Cruz, que articula o lúdico com uma crítica da sociedade, propondo o debate sobre a diversidade e o respeito às diferenças.

 

TUDA, a personagem principal, é um ser que deseja se transformar e se reconhece na sua condição, mas terá de enfrentar grandes desafios, durante a sua jornada.

 

O reconhecimento de direitos, o respeito às diferenças e a constituição das identidades de gênero, nas sociedades contemporâneas são debates sugeridos por esta narrativa cheia de metáforas e simbologias, com personagens que carregam um pouco ou muito da MAIORIA, no cotidiano das práticas e relações sociais.

 

O livro teve lançamento na II Bienal do Livro de Leitura, em Brasília-DF, ocorrida de 12 a 21 de abril de 2014.

 

O SALIPI acontece de 30 a 08 de junho  no espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí/UFPI.  Maiores informações sobre o evento clique AQUI

 

 

SOBRE O AUTOR

Flavio Brebis é piauiense, com formação em Letras, Publicidade e Jornalismo. Reside no Distrito Federal, desde 1997, atuando como professor de idiomas da Secretaria de Educação. Orgulha-se de ser ativista e militante nos movimentos sociais organizados, na defesa de direitos de pessoas LGBT.

 

Brebis tem experiências ainda em Direitos Humanos e Formação de Cidadania, em Marketing Político, em Design Gráfico e nas áreas de Linguística, Análise do Discurso, Linguagem e Sociedade. Publicou, em 2010, a obra “Primeiro livro das diferenças: de famílias e bandos”, propondo a temática da diversidade para crianças e adolescentes. Atualmente é repórter, produtor de conteúdos educativos para TV e web, idealizador e apresentador do Programa Escola Diversa, na Televisão Educativa Canal-E, da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Sexta Nagô no Memorial Zumbi dos Palmares

Os atabaques irão rufar nesta sexta (30) no Memorial Zumbi dos Palmares:  Sexta Nagô. O grupo   Afoxá, coordenado por Artenilde Silva, realizará a ação em parceria com a FUNDAC. Instalação com as 7 linhas da umbanda, comercialização de roupas e acessórios étnicos, apresentação musical de Severino Santos estão entre as atrações artísticas-culturais do evento.

 

O grupo Cultural Afro Afoxá é uma organização do movimento social que atua na pesquisa e promoção   da cultura afro-brasileira. Através da realização de oficinas em culinária afro, pintura em tecido, bijutérias, acessórios para bolsa, produção de moda, a entidade possibilita   o   resgate da autoestima da comunidade negra, a valorização e inclusão social da juventude. O grupo também luta pela implementação de políticas públicas  que garantam direitos e cidadania para os afrobrasileiros. 


Por Herbert Medeiros

OcupARTE: Poty Velho mergulha nas águas da arte

O bairro Poty Velho mergulhou nas águas encantadas da arte. Foi um banho pela pintura, fotografia, tambor de crioula Mangacrioula, projeções, ilustrações, grafite,  grupo Cafundó Contadores de História, Banda Falublah. A ação foi realizada pelo   OcupARTE, projeto  artístico-cultural idealizado   por Lurebordosa em parceria com o coletivo #PAAC. Artistas visuais, estudantes de engenharia, arquitetura, comunicação, enfermagem e  desingers integraram a atividade.

 

O projeto visa interagir com a cidade através das linguagens artísticas   e suas possibilidades de reencatamento, ressignificação das vivências, desautomatização do olhar, reapropriação do lúdico na vida cotidiana. O OcupArte traz ao espaço urbano a arte  para acionar todas as sensações  que potencializem a criatividade e imaginação humana.


OCUPARTE - VER FOTOS




















Por Herbert Medeiros

II Curta Rua: arte em diálogo com a cidade

Com os versos “Todo artista tem de ir aonde o povo está/ Se for assim, assim será”, Milton Nascimento indica o verdadeiro caminho do trabalho artístico comprometido com o encantamento da vida. O Curta Rua de Teresina, como projeto de intervenção artística nos lugares ‘esquecidos’  da cidade, traz também  em seu DNA o desejo de democratizar  a arte pelos espaços públicos teresinenses. Exibição de filmes, shows artísticos, saraus, dança, curta será o banquete para alimentar corpo e alma.  

 

A 2ª edição do Curta Rua  acontece neste domingo(18/05), às 18, na praça da Telemar (Mocambinho) e  tematizará a Arte de Rua através dos  filmes ‘Pão e Circo’  e ‘Samba Grafitti’. O primeiro faz um passeio com os artistas que realizam performances na Av. Paulista (São Paulo). O segundo narra o processo de criação de uma obra feita pelo grafiteiro Ignoto, no bairro Jardim Romano, extremo leste de São Paulo.

 

Após a exibição das obras, o público inicia  uma roda de conversa para compartilhar leituras, vivências e saberes instigados pela narrativa dos curtas.  Para dar mais sabor ao encontro, a Sociedade dos Poetas Por Vir promoverá intervenções poéticas. Na parte musical, Bia Magalhães magnetizará o ambiente com repertório melódico variado.

 

A 1ª edição do Curta Rua contou com a exibição dos filmes “Acorda, Raimundo, acorda”,  ‘Eh, Pagu, eh!” e “A resposta da Terra”. As três produções problematizavam sobre desconstrução dos papeis  de gênero, lutas feministas por emancipação e reeducação para uma sociedade com maior sustentabilidade ambiental.

 

O Projeto Estampido e o Bar Estação Fria são parceiros do Curta Rua Teresina.

 

Por Herbert Medeiros

Matizes debaterá direitos lgbts com acadêmicos de medicina da UFPI

Matizes participará de palestra promovida pelos acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Piauí(UFPI). A atividade acontece amanhã(14/05) às 19h no Hospital Universitário. O objetivo é discutir sobre a história do movimento LGBT, suas lutas, conquistas e desafios. O evento integra as atividades pelo  Dia Mundial de Combate à Homofobia.


Ainda na sexta-feira(16/05), os estudantes de medicina realizarão a ‘Blitz da Prevenção’ no ato contra homofobia realizado pelo Matizes na praça João Luis às 9h. Os educandos da UFPI fazem parte do comitê da IFMSA, instituição internacional ligada à Organização das Nações Unidas e à Organização Mundial de Saúde.


Por Herbert Medeiros

Posts anteriores