Cidadeverde.com

DPCA contabilizou 114 desaparecimentos de adolescentes em 2013

Imprimir
A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) contabilizou 114 casos de desaparecimentos de adolescentes no ano de 2013. Em 90% dos casos, os jovens têm entre 15 e 16 anos. 

Apesar do número alarmante, a titular da DPCA, delegada Marcela Sampaio, afirma que em nenhum dos casos registrados houve crime grave relacionado.


“Há no máximo um induzimento à fuga, que de acordo com o código penal, a pena e de um mês a um ano ou multa. Mas, na maioria dos casos, a ideia de fuga parte do próprio adolescente”, afirmou. 

A delegada destaca que o último desaparecimento relacionado a crime grave foi o do menino Fabrício em setembro de 2012. 

Caso Iarrara 

Desaparecida desde o dia 28 de dezembro, a jovem de 16 anos, Iarrara Jéssica Ribeiro sumiu após ser deixada pela mãe no estacionamento de um shopping da cidade. A família registrou boletim de ocorrência e espalhou cartazes por toda Teresina em busca da adolescente, mas a delegada garante que não há indícios de crimes graves, como por exemplo exploração sexual. 

“Dia 31 de dezembro a menina entrou em contato com uma amiga através de mensagem de celular. No dia 05 de janeiro ela entrou em contato com mãe, também através de mensagem, e disse que estava bem e não precisava desse alarde todo. Tudo aponta que ela quis fugiu e não quer voltar para casa”, afirmou. 


Marcela acrescentou que já verificou as imagens da câmera do shopping, o que revelou que a garota não chegou a entrar na parte interna do local. A delegada também aguarda a autorização do juiz para a interceptação telefônica da jovem. 

“Este é um problema social, somente do dia 22 de dezembro a 05 de janeiro registramos 12 desaparecimentos e a motivação em geral é a falta de limite. O menor não quer se submeter às regras da casa e foge”, relatou. 

Matéria relacionada:


Flash de Jordana Cury 
Redação Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais