Cidadeverde.com

5 motivos para declarar o IR com antecedência

Fazer a declaração com antecedência e sem pressa diminui as chances de erros de preenchimento e, consequentemente, o risco de declarações retidas. No ano passado, mais de 5.600 piauienses caíram na malha fina. Veja abaixo 5 motivos para não deixar a declaração do IR para a última hora:

1) Rede congestionada
Quanto mais perto da data final, mais congestionado fica o site da Receita Federal. 

2) Erros e esquecimentos
Quanto mais pressa, maior a probabilidade de erros. Também é mais fácil esquecer de colocar gastos que poderiam ser abatidos ou não ter tempo de ir atrás dos comprovantes.

3) Retificação
Se for feita antes do prazo de 28 de abril, o modelo de declaração poderá ser mudado de completa para simplificada ou vice-versa. No entanto, após o prazo, a declaração poderá ser retificada, entretanto, o modelo terá de permanecer o mesmo. 

4) Restituição

Quem entrega na última hora provavelmente recebe a restituição apenas nos últimos lotes. A Receita analisa as declarações por ordem de chegada, por isso, a fila para receber o dinheiro estará grande quando as últimas declarações chegarem.

5) Multa
O contribuinte pode perder o prazo e terá de pagar multa, pois com o prazo contado, ele fica sujeito a imprevistos tanto ligados à declaração quanto relativos à vida pessoal e profissional. A multa mínima é de R$ 165,74, apenas para quem estava obrigado a declarar, mesmo sem imposto a pagar, e fizer a entrega fora do prazo. Além disso, há a multa de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido na declaração, limitada a 20%.