Cidadeverde.com

Jucepi e Semdec se unem para melhorar o ambiente de negócios em Teresina

Reunião entre o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Aluísio Sampaio, e a presidente da Junta Comercial do Piauí (Jucepi), Alzenir Porto, discutiu formas de melhorar o ambiente de negócios na capital. Os gestores firmaram parceria para esclarecer as etapas a serem percorridas por pequenos e médios empreendedores que optam pela formalização do negócio. 

"Pretendemos facilitar por meio da informação os tramites para quem quer investir na nossa cidade. Hoje, uma de nossas prioridades é buscar esse diálogo com a Junta Comercial e as outras entidades, como o Sebrae, para que haja mais celeridade no processo de simplificação da abertura de empresas, o que já vem acontecendo de forma bastante positiva", disse o secretário Aluísio Sampaio. A presidente da Jucepi colocou à disposição as informações necessárias sobre o andamento dos processos que simplificam a abertura de uma empresa. "Palestras informando como funciona todo o processo é uma ideia que podemos adotar em parceria com a Prefeitura e outros setores que tratam do assunto", esclareceu Alzenir.

Teresina vem ganhando conotação positiva no que diz respeito ao ambiente de negócios. O Índice das Cidades Empreendedoras 2016 (ICE), elaborado pelo Instituto Endeavor, mostrou que a capital piauiense está na 7º posição do tópico Ambiente Regulatório, tendo um avanço significativo de 25 pontos comparado ao ano de 2015. Na avaliação, três pontos foram sub determinantes: o tempo de processo, custos de impostos e complexidade tributária.