Cidadeverde.com

Eletrobras registrará BOs por furto de energia; prejuízo é de 120 milhões

Imprimir

Foto de Yala Sena / Cidadeverde.com


O presidente da Eletrobras do Piauí, Marcelino Machado, informou que a partir deste mês de fevereiro, a distribuidora registrará Boletim de Ocorrência contra quem for flagrado furtando energia elétrica.

Marcelino está em Barras, onde inaugura, junto com o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, a subestação do município. Ele explica que fechou uma parceria com o governo do Estado para realizar operações com a presença do Greco (Grupo de Repressão ao Crime Organizado), para combater as fraudes.

Levantamento feito pela Eletrobras aponta que pelo menos R$ 120 milhões por ano são perdidos com a prática do crime de furto. O número representa 33% do ICMS, que deixa de ir para os cofres públicos.

Segundo Marcelino, a holding fez um estudo que descreve o perfil do fraudador. "Esse material mostra que o fraudador não ter cor, nem religião, nem classe social", revela.

O presidente da Eletrobras citou uma operação realizada nas cidades de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, onde as fraudes eram realizadas por fazendeiros e comerciantes, que consomem energia de alta tensão. A operação foi finalizada há 60 dias e resultou em 16 apreensões de geradores.

Segundo o gestor, em março deverá ser realizada outra grande operação e os consumidores que praticam a fraude serão criminalizados. 


Flash de Yala Sena
Redação de Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais