Cidadeverde.com

Elmano questiona ministro sobre obras na região Nordeste

Imprimir

O senador Elmano Férrer questionou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, sobre problemas de gestão em empreendimentos na região Nordeste, durante a audiência pública no Senado sobre as obras de transposição do Rio São Francisco, nesta quarta-feira (20). Elmano questionou o ministro sobre a continuidade de empreendimentos para que a população usufrua e seja realmente beneficiada com as obras federais.

O ministro Gilberto Occhi apresentou o projeto da transposição do Rio São Francisco, andamento das obras e regiões que serão beneficiadas, durante audiência pública conjunta das Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. Ao final da apresentação, os senadores puderam levantar questionamentos, tirar dúvidas e debater sobre questões relativas a obras ligadas ao Ministério da Integração Nacional.

O senador Elmano Férrer destacou que uma das maiores preocupações é a gestão do empreendimento após a conclusão das obras. Segundo ele, muitas obras não oferecem o benefício devido à população. “Acontece que muitas obras depois de finalizadas ficam sem responsabilidade e a sociedade deixa de usufruir dos empreendimentos. Não basta só entregar a obra, é preciso dar continuidade na gestão”, ressaltou.

Para o senador Elmano, o problema acontece devido à falta de experiência técnica por parte de alguns gestores e também devido as constantes mudanças de gestão, que impedem a continuidade dos empreendimentos. “Enquanto senador, serei vigilante de ações dessa natureza. A sociedade não pode mais aceitar, sobretudo na região Nordeste”, disse Elmano.

Durante a audiência, o senador Elmano Férrer destacou a obra da Barragem de Piracuruca, no Piauí, que teria a previsão de irrigar 2 mil hectares e não atingiu esse objetivo. Ele ainda aproveitou para questionar sobre o cronograma das obras da transposição, previstas para conclusão em 2016.

O ministro Gilberto Occhi afirmou que a gestão é uma das preocupações do Governo. Ressaltou que na obra da transposição do Rio São Francisco, a operacionalização é de responsabilidade da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) e que há um Conselho Gestor para fiscalizar a operação. Sobre o cronograma, destacou que está dentro dos anseios.  

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Elmano