Cidadeverde.com

Em busca de equilíbrio financeiro, Estado descarta concurso a curto prazo

Imprimir

O secretário estadual da Administração, Frazé Silva, disse no Notícia da Manhã desta terça-feira (24) que o Governo do Estado não tem previsão para a realização de novos concursos públicos. De acordo com o gestor, a preocupação do governador Wellington Dias (PT) é encontrar um equilíbrio financeiro e, em seguida, desenvolver a economia local.

"O Estado gasta 44,15% das suas receitas com pessoal. Com a aprovação da lei do piso, nós iremos chegar quase aos 46%, voltando ao limite prudencial. A preocupação do governador hoje é fazer com que a gente mantenha o Estado adimplente para captar recursos e fazer economia crescer. À medida que a economia cresce, passa a ter uma dinâmica nova de receitas. Aí sim a gente pode pensar no futuro em concurso e em chamar aprovados em concursos", comentou.

Segundo Franzé Silva, o Estado está perto de encontrar esse equilíbrio. Um passo determinante para isso foi conseguir, junto ao Tribunal de Contas do Estado, que as despesas com aposentados e pensionistas não fossem consideradas gastos com pessoal.

"Financeiramente, o Estado não mudou nada. Nós estamos há menos de dois meses de gestão, e o Estado conseguiu o que eu considero um grande feito: um estudo da equipe técnica econômica encontrou uma saída para uma situação que se arrastava há um ano e meio. Isso precisa ficar bem gravado na cabeça das pessoas. Há um ano e meio, o Piauí estava sendo prejudicado em não ter acesso a receitas de convênios ou operações de créditos. Isso estagnou a economia do Piauí", explicou.

Educação

Em entrevista à TV Cidade Verde, Franzé Silva não descartou a possibilidade de chamar novos nomes para uma pasta em especial. "A equipe de Educação está fazendo a organização da rede de matrículas. O governador já autorizou a realizar, à medida que for necessária, a convocação", informou.

Flávio Meireles
Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais