Cidadeverde.com

Em Oeiras, deputados lembram 180 anos da instalação do Legislativo

Imprimir

Os deputados estaduais do Piauí iniciaram nesta segunda-feira (4) as comemorações pelos 180 anos da instalação da Assembleia Legislativa Provincial na cidade de Oeiras. A solenidade contou com várias autoridades, dentre elas o governador do Piauí, Wellington Dias. O deputado estadual Wilson Brandão (PSB), que propôs as homenagens abriu a sessão especial realizada na primeira capital.

“Queria agradecer a V. Exa. pela oportunidade de organizar esse evento importante para o Piauí. Há 180 anos, na Casa do Visconde, eram abertos os trabalhos de instalação da Assembleia Legislativa Provincial do Piauí, que começou bem antes, quando Miguel Sousa e Ovídio Lemos foram convidados para representar o Brasil em Portugal... Como era Oeiras naquele ano. Não havia energia, nem comunicação, regime escravocrata, a maioria dos piauiense era analfabeta”, lembrou Wilson Brandão, autor da proposição para instalação da sessão para entrega da Medalha do Mérito Legislativo 180 Anos de Instalação do Poder no Piauí.

O presidente da Câmara de Vereadores, Naender Moura, foi o segundo orador a se pronunciar, quando lembrou a história do Legislativo no Piauí e agradeceu a presença dos deputados e demais autoridades naquele ato. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), destacou a importância do registro histórico dos 180 anos da primeira Assembleia Legislativa, instalada na província de Oeiras, em 4 de maio de 1835.

“Honra-me presidir esse registro histórico para o Piauí, para Oeiras e para a democracia. E aqui registro oeirenses ilustres, como o governador Wellington Dias, o desembargador Raimundo Eufrásio, presidente do TRE-PI, desembargador Edvaldo Moura, ex-governador Wilson Martins, ex-deputado federal B.Sá, Ex-deputado Nogueira Tapety, Juarez Tapey, Luciano Nunes, Walmor Carvalho, O.G.Rego de Carvalho, deputado federal Assis Carvalho, meu avô e minha mãe Anatália,  minhas tias que são de Oeiras, que foi capital do Piauí por 92 anos”, declarou.

Ex-governador e governador são homenageados

Durante a solenidade, o ex-governador Wilson Martins e o governador Wellington Dias receberam a Medalha do Mérito Legislativo pelos 180 anos da Assembleia, os dois foram deputados estaduais.

“Sei da responsabilidade que é receber essa medalha. Foi em Oeiras que foi dado o grito de adesão, dado pelo Visconde da Parnaíba ao aderir à independência do Brasil. Estar aqui ao lado de tantos filhos ilustres de Oeiras, deputados, ex-deputados, que honraram seus mandatos. E por fim, quero saudar todas as mulheres, na pessoa da vice-governadora Margarete Coelho”, afirmou Wilson Martins.

Wellington Dias falou do prazer de estar de volta à Câmara Municipal de Oeiras, palco de grandes momentos da história política do Piauí. “Vivemos um momento delicado na economia e na política. Um momento desafiador, mas creio que como temos a democracia, vamos superar esse momento. Olhando para uma fatia cada vez maior da população. Essa é uma oportunidade de conviver com as diferenças, os partidos, as diferentes ideias. O parlamento tem o papel de fazer as regras para a gente viver. Que a gente possa ter esse compromisso com a democracia, independente da situação dos nossos partidos. É a democracia que nos empurra para frente. É a cobrança, o confronto de idéias, que nos faz ter a certeza de que algo bom estar por vir”, finalizou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Alepi