Cidadeverde.com

Embaixador da França convida o Piauí para exposição em Paris

Imprimir
  • embaixador151.jpg Raoni Barbosa
  • embaixador150.jpg Raoni Barbosa
  • embaixador148.jpg Raoni Barbosa
  • embaixador147.jpg Raoni Barbosa

O governador Zé Filho (PMDB) recebeu nesta segunda-feira (28) a missão da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), composta pelo embaixador da França, Denis Pieton e pelo representante da Unesco, Lucien Muñoz. 

A visita teve como finalidade aproximar a instituição, que trabalha pela promoção da cultura no mundo, do Piauí, por seu território abrigar um conjunto inestimável de sítios arqueológicos e paleontológicos.

Um de seus integrantes, especialista em curadoria de exposições, já está na Serra da Capivara, onde realiza um mapeamento do Parque e de suas riquezas arqueológicas. O objetivo é a realização de uma exposição na sede da Unesco, em Paris, que deve acontecer ainda no final deste ano. 

O governador Zé Filho afirmou que a missão é importante por estreitar os laços entre o Piauí e o trabalho desenvolvido pelas Nações Unidas na conservação da cultural mundial.

"A Serra da Capivara tem importância para todos. É de interesse mundial. Vamos investir nessa parceria para que todos possam conhecer as riquezas do Piauí. Ficamos muito felizes e temos todo o interesse nesse projeto", ressalta o governador. 

Em seguida, Zé Filho e os representantes da missão embarcaram para São Raimundo Nonato, onde visitam as instalações do Museu do Homem Americano, o Parque da Serra da Capivara e a sede da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). 

Convênio com a Uespi

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, também esteve presente no evento e solicitou à embaixada francesa um convênio para intercâmbios e trocas de experiências. O objetivo é criar o curso de Francês na instituição.

Denis Pieton sinalizou positivamente para o pedido, mas afirmou que precisará viabilizar a atividade junto aos demais professores.

Jordana Cury e Yala Sena

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais