Cidadeverde.com

Entidades piauienses articulam plebiscito para reforma política

Imprimir

Representantes de entidades e movimentos sociais se reuniram, nesta quarta-feira (30), na sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAG), em Teresina, para organizar o plebiscito popular que irá propor uma Assembleia Constituinte para a reforma no sistema político brasileiro.

A votação será realizada entre os dias 1 a 7 de setembro deste ano, durante a “Semana da Pátria”. A pauta é uma reivindicação de centenas de movimentos sociais com representação nacional, como Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), União Nacional de Estudantes (UNE), entre outras.

De acordo com um dos articuladores estaduais do plebiscito, Adalberto Pereira, várias cidades pólos do Piauí já aderiram à campanha. “Já temos comitês em Floriano, Itaueira, São Raimundo Nonato, Picos, Parnaíba, Esperantina, Piripiri, entre outros, que ficarão responsáveis pelas urnas, coleta de votos e toda a estrutura da votação”, explica.

Apoiadora da realização do plebiscito para a reforma política, a vereadora Rosário Bezerra (PT) ressaltou que vai realizar uma audiência pública para discutir a votação no próximo dia 11 de agosto, na Câmara Municipal de Teresina. A parlamentar destaca, ainda, que vai articular apoio de outros vereadores da Casa.

“A reforma no sistema político é necessária no país. Isso ficou ainda mais evidente após as mobilizações que aconteceram ano passado nas ruas de nossas cidades. Queremos, portanto, o engajamento de toda a sociedade e da classe política para que protagonizemos essa mudança”, reforça Rosário Bezerra.

O Comitê Estadual de Articulação do Plebiscito prevê, também, a adesão de outras cidades piauienses até setembro. Entre as reivindicações da reforma política, estão: fim de privilégios de parlamentares, como férias de 60 dias, 14º e 15º salários e foro privilegiado.

Da Editoria de Cidades
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais