Cidadeverde.com

Equipe de transição se reúne no TCE para avaliar situação do Estado

Imprimir
  • IMG_0352.jpg Wilson Filho
  • IMG_0347.jpg Wilson Filho
  • IMG_0326.jpg Wilson Filho
  • IMG_0320.jpg Wilson Filho
  • IMG_0312.jpg Wilson Filho
  • IMG_0304.jpg Wilson Filho
  • IMG_0288.jpg Wilson Filho
  • IMG_0284.jpg Wilson Filho
  • IMG_0283.jpg Wilson Filho
  • IMG_0280.jpg Wilson Filho

Acontece na manhã desta quarta-feira (22) uma reunião a portas fechadas no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) entre membros da equipe de transição do Governo do Estado e representantes do TCE e da Rede de Controle, que reúne 14 órgãos fiscalizadores do Estado. Os petistas garantem estar preocupados com a situação financeira da administração estadual.

Da equipe de transição de Wellington Dias (PT), governador eleito no último dia 5 de outubro, participam da reunião Regina Souza, Merlong Solano e Germano Tavares. A gestão do atual governador Zé Filho (PMDB) é representada por um membro da Controladoria-Geral do Estado, Gilberto Gomes. Entre os órgãos fiscalizadores, há representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público do Estado do Piauí.

"A reunião é vital para a equipe de transição, que está em fase de busca de informações sobre a atual situação financeira do Estado e busca ver o que se pode adotar como medidas preventivas que possibilitem à nova gestão de trabalhar pelo Estado sem correr dos prejuízos", comentou Merlong Solano.

O petista disse ainda que a equipe de transição de Wellington Dias está preocupada que haja uma operação para inviabilizar a nova gestão. "Os gastos vêm se multiplicando. Estamos preocupados. Acredito que queiram inviabilizar o nosso trabalho, pelo menos nesse início. De repente, todas as empresas terceirizadas estão sem receber e sem pagar seus funcionários. Quem vai ficar responsável por essa dívida?", questionou.

Merlong Solano também adiantou que a equipe de transição entrará com uma ação direta de inconstitucionalidade para barrar o suposto rombo de R$ 90 milhões na previdência do Estado. "Uma gestão não pode deixar dívidas para a gestão seguinte", argumentou.

Na reunião, estão sendo tratadas também questões relacionadas à vacância do cargo de conselheiro do TCE. Com a aposentadoria de aposentadoria voluntária de Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, protocolada no último dia 10 de outubro, o Tribunal deve escolher em breve um novo membro.

O procurador geral do Ministério Público de Contas, Márcio Vasconcelos, afirmou que as equipes de fiscalização estão realizando um trabalho para apurar se as informações repassadas a equipe de transição poderão ser confirmadas ou não através de documentos apresentados pelo Tribunal de Contas.

 

Emanuela Pinto (flash)
Flávio Meireles (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais