Cidadeverde.com

Equipe técnica encerra pesquisa sobre oferta turística da Grande Teresina

Imprimir

A equipe técnica da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (Funaci), responsável pelo levantamento da oferta turística dos 15 municípios que compõem a Rede Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride), acaba de concluir o levantamento de campo. A pesquisa foi realizada através de convênio firmado entre a Funaci e a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec).

Como etapa consequente, a equipe estará iniciando a elaboração do Relatório Final, que deverá ser entregue à Prefeitura de Teresina até o dia 30 de setembro. O Relatório conterá a caracterização técnica dos municípios, um diagnóstico de situação dos atrativos potenciais e algumas sugestões de ações para a melhoria receptiva, com o objetivo de auxiliar os gestores na organização da oferta turística.

A equipe técnica da Funaci é formada por professores, que estão sendo acompanhados e orientados pela Coordenação Especial de Turismo da Semdec. O documento que está sendo gerado será entregue oficialmente ao Prefeito de Teresina, Firmino Filho, com cópia para as prefeituras dos municípios envolvidos. A Semdec, em seguida, fará três ações: produzir um material promocional sobre a oferta levantada; identificar os principais problemas nas rotas que levam aos atrativos dos municípios, para intermediar soluções através dos órgãos responsáveis; e estimular os Agentes de Viagens que operam com receptivo a elaborarem roteiros integrados, para conduzir os visitantes aos diversos potenciais de cada região, envolvendo turismo religioso, turismo de lazer, turismo cultural e turismo rural.

O levantamento de Teresina voltou-se exclusivamente para o Turismo Rural, identificando em seu entorno pelo menos 18 sítios, propriedades e manifestações da produção associada ao turismo, como plantações, produções artesanais diversas, manifestações populares e equipamentos para receptivo turístico. A ideia é estimular o visitante a conhecer na fonte a produção teresinense rural em sua forma original.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fábio Nery, disse que a oferta turística de Teresina já foi levantada anteriormente e que, por isso, a equipe voltou-se exclusivamente para o Turismo Rural.

"Cada um dos municípios pesquisados mostrou os focos de suas motivações para atrair fluxo turístico. Teresina, nós já sabemos que é visitada por conta dos negócios, da saúde e dos eventos. Por isso, pensamos em dedicar a atenção aos seus aspectos rurais, para oferecer aos nossos visitantes uma alternativa de estar diante de nossa essência produtiva", disse o secretário.

A apresentação oficial dos resultados da pesquisa está sendo agendada para a segunda quinzena de outubro.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais